Notícias em destaque

Praça de Meleiro ganhará reforma, readequação e revitalização

commentJornalismo access_time25/06/2026 19:00

O projeto foi planejado para oferecer mais lazer à população

Arena Eldorado LayBack transmite segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

commentEsporte access_time17/06/2026 17:35

Espaço volta a receber os torcedores para mais uma grande festa nesta sexta-feira (19)

Criciúma recebe Conferência Regional de Vereadores Mirins

commentCriciúma EC access_time23/06/2026 17:15

Evento é organizado pela Câmara de Vereadores do município

Coluna de Terça-feira

access_time28/08/2018 - 00:23

RESULTADO DO VOTO REGIONAL
O médico Cristian do Prado, da oncologia pediátrica do Hospital São José, resumiu bem o que foi a conquista do credenciamento do serviço pelo Sistema Único de Saúde. Lembrou que estas coisas só acontecem por ação dos gabinetes políticos e foi por este caminho que o credenciamento aconteceu. Poderia ter lembrado quão importante é um representante regional, aquilo que a campanha do voto regional defende. Pois no caso em tela foi a soma de mãos que destravou o processo que vinha trancado em gavetas havia oito anos. Isso aconteceu a partir de uma visita do deputado Cleiton Salvaro ao serviço no hospital e na Casa Guido. No dia seguinte ele escalou um assessor para montar vigilância sobre o processo. O resultado desta ação é o que se pode usar como exemplo para mostrar que as coisas acontecem como consequência do voto regional.


DIVIDINDO O MÉRITO
O deputado Cleiton Salvaro celebra a conquista da Oncologia Pediátrica do Hospital São José. Não seria diferente com qualquer outro político. Chama atenção a valorização que ele faz do funcionário do seu gabinete, Anderson. Não faltaram referências ao secretário Acélio Casagrande e à primeira dama do Estado, Nicole Rocha Moreira, que como ele disse “mãos que ajudaram a embalar a conquista”.

DEDICAÇÃO
O trabalho de assistência às crianças com câncer tem em Criciúma um trabalho de referência. Uma por conta da Casa Guido, que faz o atendimento das famílias e das próprias crianças, contando com uma estrutura de amparo. A outra parte é a equipe médica, entre eles o medico Cristian do Prado, que é um paulista que casou com uma criciumense e por conta disso abraçou a cidade e a causa de uma maneira fantástica.

VOTO REGIONAL
A CDL de Içara é mais uma instituição a abraçar o projeto do voto regional. O programa não se restringe ao Sul do Estado, mas sim é difundido em todas as regiões de Santa Catarina com o mesmo material e apelo. Trata-se de produção feita por encomenda da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

CRICIUMA-PREV
O vereador Ademir Honorato decidiu aprofundar análise sobre o CriciumaPrev. Um dos pedidos é a relação de todos os aposentados com rendimento na ordem decrescente, com nome e vencimentos. Neste questionamento ele quer saber ainda se todas as aposentadorias estão homologadas pelo Tribunal de Contas de SC.

TRÂNSITO
O governador Eduardo Pinho Moreira assinou, ontem, termo de cooperação entre o Governo do Estado e entidades de comunicação catarinenses para a divulgação de informações do movimento “Juntos pelo Trânsito mais Seguro”. A ideia é a divulgação permanente de informações para conscientização das pessoas e diminuição dos números de vítimas no trânsito.

EMPREGO
Criciúma é uma das três cidades catarinenses com maior geração de empregos formais em julho deste ano: 232. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de Santa Catarina. A lista é liderada por Joinville (507) seguida por São José (292). O mês de julho fechou com saldo negativo de empregos com carteira assinada. Foram 241 empregos formais perdidos. O setor mais prejudicado foi o da indústria da transformação.

BASTIDORES
REVOADA TUCANA
O PSDB de Criciúma terá sérios problemas para administrar “a tucanada”. Apesar do prefeito e principal líder do partido estar na coordenação de campanha da chapa Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB), o histórico de rixas locais com o MDB tem proporcionado reuniões tensas. Não bastasse a rejeição da majoritária, o partido terá que administrar outras situações como o envolvimento dos seus vereadores com candidatos de outras siglas. Fato relevante foi antecipado pela colega Karina Manarin: o vereador Júlio Kaminski (PSDB) não está apenas apoiando outro candidato a deputado federal que não a candidata do partido Geovânia de Sá. Kaminski vai coordenar a campanha de Daniel Freitas.


A SAÍDA Na última reunião do PSDB foi apresentada o que parece ser a solução a ser adotada: libera geral. Se não fizer isso e cobrar fidelidade o partido terá tantos processos de expulsão que pode faltar gente para assinar os pedidos.

TUBARÃO O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) vai caminhar pelas ruas de Tubarão hoje. O roteiro dele começa logo depois das 14h. Para ser preciso os organizadores anunciam horário de 14h17min, numa referência ao número 17 do partido.

HORÁRIO A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou ontem a primeira sessão com início às 17h. A antecipação em duas horas foi adotada após consulta aos frequentadores das sessões que iniciavam às 19h e às pessoas que acessam com frequência a página de internet do Poder Legislativo de Criciúma.

BOM PÚBLICO A julgar pelo movimento de público do primeiro dia de sessão em novo horário a mudança teve resultado positivo. A presidência da Câmara considera que haverá economia. Além disso a presença do púbico superou a de outros dias e horário.

SIDERÓPOLIS Em Siderópolis os vereadores aprovaram ontem a antecipação do início das sessões em uma hora. Passam ds 19h às 18h, todas as segundas-feiras.


FRASE DO DIA
“Até o momento o serviço (oncologia pediátrica) existe no Hospital São José, e nele já curamos pelo menos 110 crianças, mas sempre à margem da cobertura do serviço público. Hoje, graças ao envolvimento de todas estas pessoas que se dedicaram à aprovação deste projeto de credenciamento, nos podemos dizer que temos como dar o melhor de nós para estas crianças.”
Médico Cristian do Prado, cirurgião pediátrico e integrante da equipe de Oncologia Pediátrica do Hospital São José de Criciúma.


EDITORIAL: Como se nadássemos em dinheiro, Congresso distribui benesses

 personJoão Paulo Messer
access_time04/02/2026 - 08:00

Alguém precisa parar isso. Parar a gastança do dinheiro público. A escala que essa farra alcança é algo inaceitável. Não bastasse a falência da moral e dos bons costumes, os Poderes deste país não param de produzir ofensas diretas aos brasileiros, pelo menos aos contribuintes. Pagar imposto neste país significa sustentar uma máquina que não para de consumir.

Desta vez, o benefício vem para os servidores da Câmara e do Senado, que, ao trabalharem três dias, ganham um de folga, além de serem recompensados com aumento salarial que pode lhes garantir vencimentos superiores aos dos próprios deputados.

Na Câmara, com aquele tipo de votação do ?favoráveis permaneçam como estão, contrários queiram manifestar-se?, quatro projetos, juntados em um só, foram empurrados goela abaixo do contribuinte brasileiro. Manobra que vai custar R$ 11 bilhões até 2028, que é logo ali.

E não é apenas aumento de salário. Há criação de novos cargos, cargos bem pagos, cargos privilegiados, com o critério de uma folga para cada três dias trabalhados.

A manobra é tão descabida que, por penduricalhos, salários de determinados servidores poderão superar os dos próprios deputados. E nós pagando. A máquina pública é faminta e segue tomando suplementos que abram ainda mais o apetite.

É inconcebível que nossos parlamentares estejam a serviço de manobras tão hábeis quanto questionáveis, como a do presidente da Câmara, Hugo Mota. Na cara dura, gastam o nosso sagrado dinheirinho, recompensando sabe quem? Especialmente os fiscalizadores da arrecadação. Óbvio, é preciso estar sempre um passo à frente, pois pagar imposto neste país começa a soar como um atestado de burrice.

Acabamos de levar mais um tapa na cara.

EDITORIAL Em ano eleitoral, governo tem maiores dificuldades para aprovar matérias

 personJoão Paulo Messer
access_time03/02/2026 - 08:00

Se em anos sem eleição o debate no Parlamento costuma ser tenso, em ano eleitoral essa tensão tende a ser ainda maior. O ano parlamentar começou ontem em todas as esferas: Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. Apesar de ser ano eleitoral apenas nas duas últimas instâncias, Estado e União, as paróquias também devem andar agitadas. O fato é que, na política, existe uma permanente disputa por espaço.

Em Criciúma, por exemplo, dois projetos relacionados a um dos mais sérios problemas da atualidade, os moradores de rua, estão pautados, mas não são unanimidade. A oposição, por sua vez, já tem munição para se mostrar presente.

No âmbito estadual, surge a maior curiosidade: qual é o tamanho real de cada bancada. E não se fala apenas em número de parlamentares, mas em poder de articulação. Até então, Jorginho Mello tem aprovado tudo o que enviou. Será que, em ano eleitoral, o caminho dos projetos encaminhados pelo Executivo ao Legislativo continuará tão bem pavimentado. A resposta começa a ser conferida a partir de hoje.

No cenário nacional, já dá para perceber que ou o Governo Federal abre as torneiras, ou o Centrão dá o tom. Aliás, me parece que faltará torneira para segurar o Centrão.

É, começou o ano político.
Resta ao eleitor a habilidade de separar o joio do trigo, o interesse do compromisso.

Que venha o ano eleitoral.

Programa João Paulo Messer vai ao Balneário Rincão em uma sexta-feira de sol, informação e respiro

 personJoão Paulo Messer
access_time30/01/2026 - 08:00

Nesta sexta-feira, 30, hoje, o Programa João Paulo Messer sai do estúdio e se instala no Balneário Rincão, tendo o mar como cenário e a brisa como companhia. A escolha do local vai além da estética: traduz o espírito de um programa que sabe ouvir, observar e interpretar o tempo em que vive.

À beira da praia, com sol e clima típico de sexta-feira, o jornalismo assume outro ritmo, mais próximo das pessoas e das histórias que surgem fora do roteiro rígido. Entre entrevistas e diálogos francos, a essência informativa permanece, mas ganha espaço para respirar.

É um convite ao público para acompanhar um conteúdo que desacelera sem perder profundidade. Porque há dias em que a notícia pede calma, escuta e horizonte aberto.

Infraestrutura e ensino recebem novos aportes

 personJoão Paulo Messer
access_time28/01/2026 - 11:00

O governador Jorginho Mello cumpre nesta quarta-feira, 28, uma agenda marcada por anúncios de infraestrutura e educação no Sul do estado.

Às 16h, em Forquilhinha, ele autoriza novos repasses para a continuidade do desassoreamento do Rio Sangão, obra considerada essencial para reduzir alagamentos e proteger comunidades ribeirinhas.

À noite, às 19h30, em Nova Veneza, o governador assina a ordem de serviço para a pavimentação da Rua Silvio Bonotto, a Rodovia Transpolenteira, corredor estratégico para o escoamento da produção agrícola e ligação com Morro Grande.

No mesmo evento, a Secretaria de Estado da Educação confirma a entrega de um veículo escolar e apresenta novas ampliações do ensino em tempo integral, reforçando o pacote de investimentos prometido para a região.

Município Alinha com Brasília os Últimos Passos da Quarta Fase do Canal Auxiliar

 personJoão Paulo Messer
access_time28/01/2026 - 10:10

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, esteve no Palácio do Planalto para tratar da captação de recursos destinados à quarta etapa do canal auxiliar do Rio Criciúma.

A reunião com a equipe da Secretaria de Relações Institucionais marcou a transição do projeto da fase técnica para a busca efetiva de financiamento, estimado em R$ 20 milhões.

Segundo o prefeito, o governo federal deve enviar uma equipe à cidade para vistoria em campo e validação final do encaminhamento.

Espindola afirmou que a obra é estruturante e estratégica para reduzir riscos de alagamentos e aumentar a proteção da população em períodos de chuva intensa.

O novo trecho, entre Santa Bárbara e Santo Antônio, integra o conjunto de intervenções que ampliam a capacidade de escoamento do rio.

Iniciado em 2009, o canal auxiliar já teve três fases concluídas, e a quarta consolida a expansão da infraestrutura hídrica de Criciúma.

refazer um novo titulo bem criativo para chamar

Volta às aulas reforça papel estratégico das papelarias em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time28/01/2026 - 10:10

A proximidade do ano letivo reacende o movimento nas papelarias de Criciúma, impulsionado pela necessidade de cumprir listas escolares que orientam as compras das famílias. O planejamento antecipado é cada vez mais comum e reorganiza o fluxo do comércio local.

No bairro São Francisco, a Lika Variedades adota atendimento ágil e digitalizado: listas enviadas por WhatsApp são orçadas, separadas e disponibilizadas para retirada, prática que otimiza tempo e facilita a vida dos pais. A compra, porém, segue como um momento familiar, com crianças participando das escolhas.

No Rio Maina, a demanda é influenciada por tendências do universo infantil e juvenil, com personagens, jogos e referências pop dominando as preferências. Já no centro, a Livraria Fátima percebe outro comportamento: universitários iniciam as compras apenas após as primeiras orientações dos professores, movimentando o setor em uma segunda etapa do calendário.

O Observatório Econômico da CDL destaca que 95,3% das papelarias locais são microempresas, evidenciando a relevância econômica e social desse segmento, que se mantém essencial para a engrenagem do início do ano letivo.

EDITORIAL – Promessa em tempo de campanha vem com desconfiança

 personJoão Paulo Messer
access_time28/01/2026 - 06:30

Vou usar da matemática para falar sobre o Morro dos Cavalos, cuja solução, diz-se, será anunciada hoje. A matemática porque é necessário dividir os méritos e dar os créditos, e são muitos os que merecem citação. Por certo deixarei alguns de fora.

Primeiro, é preciso dizer que a totalização dessa conta só deve ser feita quando a obra for inaugurada. Mas há dividendos a serem distribuídos antes.

Hoje, a linha de melhor média fica, sim, com o deputado federal Pedro Uczai, presidente do Fórum Parlamentar, que, por sua relação com o governo, que é do seu partido, tornou-se porta-voz e guardião dessa pauta. Claro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, tem o mérito do canetaço com o aval do presidente Lula.

Mas lá atrás iniciaram-se movimentos dos quais não podemos esquecer. Lembro que, por coincidência, eu estava na Assembleia Legislativa no dia e na hora em que o deputado Júlio Garcia chamou a bancada estadual do Sul para uma mobilização. Disse ali que era necessário ir urgente a Brasília levar a reivindicação.

Lembro ainda que havia uma certa inércia da bancada federal. Que havia um racha na relação entre o governador e o presidente Lula, que fora ignorado quando veio ao Sul para outra inauguração. Por isso, era necessário que, de um campo neutro, nascesse a mobilização.

E nasceu. Uma audiência foi marcada. Uma reunião em que lembro a frase do deputado Júlio Garcia, já registrada aqui: havia muitas sugestões e muitos engenheiros, mas pouca solução prática.

O tempo passou e a bancada federal se mobilizou. A ACIC também faturou alto quando o presidente Franck Hoboldt anunciou o caminho, uma campanha forte na mídia. Assim, os créditos vão se diluindo e isso é fundamental.

São muitos os merecedores desse crédito, mas eu prefiro fechar essa conta e calcular a rentabilização disso tudo colocando a soma final na conta do governo federal no dia em que, de fato, a obra for inaugurada.

Drones Elevam a Precisão da Manutenção da Celesc

 personJoão Paulo Messer
access_time28/01/2026 - 06:10

A Celesc deu mais um passo na modernização do sistema elétrico ao investir cerca de R$ 1 milhão na compra de 21 drones destinados à manutenção preventiva e preditiva. Os equipamentos serão distribuídos entre regionais e unidades estratégicas, ampliando o alcance das inspeções.

O uso de câmeras térmicas permite identificar pontos de falha antes que se tornem interrupções, trazendo diagnósticos mais rápidos e aumentando a confiabilidade do fornecimento. Além disso, a tecnologia reduz a exposição de profissionais a áreas de risco.

Para a diretoria da Celesc, o recurso representa ganho direto em eficiência, precisão e segurança. A iniciativa inclui treinamento regulamentado pela Anac e reforça o compromisso da companhia com inovação e qualidade no serviço prestado.

Corrida Contra o Relógio na Unesc

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 12:10

Os candidatos às bolsas integrais do Programa Universidade Gratuita têm até as 19h desta terça-feira (27) para finalizar as duas etapas obrigatórias de inscrição na Unesc. O alerta é claro: perder qualquer uma delas significa ficar fora do processo.

A iniciativa do Governo de Santa Catarina reforça o papel das universidades comunitárias na democratização do acesso ao ensino superior. Para participar, o estudante deve atender aos critérios socioeconômicos, com renda familiar de até quatro salários mínimos por pessoa, patrimônio inferior a R$ 1,5 milhão e vínculo comprovado com o estado.

O primeiro passo é o cadastro no sistema da Secretaria de Estado da Educação. Em seguida, toda a documentação precisa ser enviada no sistema da Unesc, onde ocorre a validação final.

A instituição orienta atenção redobrada aos comprovantes e alertas do edital, já que anexos incorretos ou dados incompletos podem resultar na exclusão automática.

Com ajustes recentes no programa, o governo endureceu regras para ampliar transparência e controle, incluindo a proibição de ingresso de quem já concluiu graduação com bolsa integral.

O atendimento na Unesc segue até as 19h, prazo limite para garantir a inscrição no sistema estadual – etapa sem a qual o candidato não entra no processo.

Nova Convenção Coletiva Reorganiza Regras do Comércio na Região em 2026

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 11:43

O Sindilojas formalizou a nova Convenção Coletiva de Trabalho que abrange o comércio varejista e atacadista de Criciúma e municípios vizinhos, válida até abril de 2026.

O acordo atualiza o piso geral para R$ 2.045 e fixa o piso do empacotador em R$ 1.898, estabelecendo parâmetros salariais que orientam o setor.

Também define reajuste de 6,32% para trabalhadores admitidos a partir de maio de 2024 e mantém o valor de R$ 165 referente à quebra de caixa.

Para o trabalho em feriados, a remuneração foi fixada em R$ 110, reforçando a padronização das relações de trabalho.

A CCT determina ainda que as diferenças salariais serão pagas em duas parcelas, nas folhas de janeiro e fevereiro de 2026, garantindo transparência e previsibilidade ao comércio regional.

Lei Orelha avança e pressiona por nova responsabilidade

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 10:30

O deputado estadual Mário Motta (PSD) apresentou a Lei Orelha, proposta que amplia a responsabilização administrativa em casos de maus-tratos cometidos por menores.

A iniciativa surge após a morte brutal do cão comunitário Orelha, na Praia Brava, episódio que expôs brechas na legislação e mobilizou o estado.

Pelo projeto, pais ou responsáveis passam a responder pelas ações dos adolescentes, com multas maiores quando houver lesão grave e punição triplicada nos casos de morte.

Motta sustenta que a medida é preventiva, voltada a evitar novas cenas de crueldade.

A matéria segue agora para análise nas comissões da Assembleia Legislativa.

Arrancada Truck acelera a temporada 2026 em Morro da Fumaça

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 10:10

A Arrancada Truck dá início à temporada 2026 com a primeira etapa no Recanto da Figueira, em Morro da Fumaça, onde a pista de mais de 400 metros deve receber grande público entre 28 de fevereiro e 1º de março.

O evento reúne alguns dos caminhões mais rápidos do mundo e abre um calendário de seis etapas distribuídas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, consolidando a categoria como uma das principais do Sul do país.

Supervisionada pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina (FAUESC), a competição aposta em organização rigorosa e disputas técnicas.

Para o CEO da Arrancada Truck, Matheus Cechinel, a largada da temporada simboliza o momento mais aguardado do ano, quando a expectativa mobiliza pilotos, equipes e público.

Cechinel ressalta que 2026 tende a ser uma das temporadas mais equilibradas da história da categoria.

A estrutura preparada para o público inclui camarotes com visão privilegiada, que podem ser adquiridos diretamente com a organização.

Urussanga organiza escolha de vagas para 2026

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 09:30

O município de Urussanga publicou o cronograma para a escolha de vagas dos profissionais que atuarão na Rede Municipal de Ensino em 2026. O processo, presencial, ocorre entre 28 e 30 de janeiro na Secretaria de Educação, no Bairro da Estação.

As oportunidades abrangem professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação Inclusiva, além de funções de apoio. As cargas horárias variam entre 10 e 40 horas semanais, conforme o edital do Processo Seletivo nº 001/2025.

A secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti, destaca que a definição das vagas é etapa estratégica para organizar o ano letivo e garantir atendimento eficiente aos alunos. Ela reforça a importância de os candidatos seguirem as regras e horários.

O cronograma prevê chamadas segmentadas por área, distribuídas ao longo dos três dias, contemplando desde professores até agentes de serviços, monitores e auxiliares de sala.

A programação completa define horários específicos para cada função, incluindo Educação Infantil, disciplinas do Ensino Fundamental, serviços gerais, transporte escolar e apoio à inclusão.

Unibave lamenta a partida de um de seus líderes mais atuantes.

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 09:05

O Unibave confirmou o falecimento do ex-reitor e ex-presidente da Febave, professor Elcio Willemann, aos 62 anos, após complicações de um infarto.

Com passagem decisiva pela gestão universitária, Elcio ocupou dois mandatos na reitoria, integrou conselhos estratégicos e consolidou vínculos profundos com a comunidade.

Formado na própria instituição, defendia a educação como “a maior riqueza já conhecida”, ideia que norteou sua atuação acadêmica e social.

Ele também teve papel relevante em entidades locais, como ACIO, ACAFE e Conselho da Cidade.

Diante da perda, o Unibave decretou dois dias de luto oficial.

A instituição manifestou solidariedade aos familiares e amigos.

EDITORIAL – Promessa em tempo de campanha vem com desconfiançaTítulo da postagem*

 personJoão Paulo Messer
access_time27/01/2026 - 09:00

Anunciada para hoje e amanhã, a presença do ministro dos Transportes traz consigo a promessa de apresentar a solução para o Morro dos Cavalos. Essa é a previsão ou expectativa. O fato é que estamos calejados, cansados de promessas. Embora a boa educação nos ensine a acreditar nas pessoas, esta vem de um político em tempo de pré-campanha eleitoral. Vem em ano de eleição.

Mas é preciso reconhecer que o governo que o ministro representa tem feito intervenções significativas no Estado, sobretudo se comparado ao governo de preferência dos catarinenses. Ainda assim, seguimos acreditando com desconfiança.

O roteiro do ministro inclui outras pautas. A Serra da Rocinha está na agenda e carrega décadas de promessas. Essa, mais de um presidente garantiu resolver. Desta vez, está quase concluída. O ministro pode e deve ser questionado sobre a parte pertencente ao Rio Grande do Sul.

Por isso, é dia de saudar a visita da autoridade, mas também de manter um pé atrás. Em tempo de eleição, as soluções parecem mais simples. Na prática, aprendemos que não é bem assim.

O desejo é que sejam criadas amarras para que, vença quem vencer a eleição, questões como as que justificam a visita não sejam esquecidas quando passar o período de votação.