Notícias em destaque

Morro da Fumaça inicia força-tarefa para onda de frio

commentJornalismo access_time23/06/2026 19:00

Atendimento tem apoio da Assistência Social e da Defesa Civil

Arena Eldorado LayBack transmite segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

commentEsporte access_time17/06/2026 17:35

Espaço volta a receber os torcedores para mais uma grande festa nesta sexta-feira (19)

Criciúma recebe Conferência Regional de Vereadores Mirins

commentCriciúma EC access_time23/06/2026 17:15

Evento é organizado pela Câmara de Vereadores do município

Coluna de Quarta-feira

access_time31/01/2018 - 00:01

Saiu nova versão do IPTU
Depois do avanço e recuo do governo em relação ao IPTU, a equipe técnica ganhou tempo até o fim do dia de hoje, trabalhando inclusive de madrugada, para ajustar anova versão e colocar à disposição do contribuinte o novo carnê. Assim, a partir de amanhã todas as contas podem ser impressas pela internet ou retiradas em algum dos mesmos postos anunciados anteriormente. Embora o próprio gabinete do prefeito tenha criado o problema com o “vai e volta”, exigindo que fosse refeito todo o serviço, a equipe técnica não ganhou folga. A última pressão foi feita ontem pela manhã em reunião no gabinete do prefeito Clésio Salvaro.

Cai faturamento
Com a retirada da alteração do padrão construtivo das edificações, que foi a causa da grande reclamação, a prefeitura vai diminuir a arrecadação d IPTU em 2018 em 10,5 milhões em relação ao que havia sido previsto. E mesmo que haja algumas revisões em relação ao tributo pago em 2017, o crescimento deve ficar abaixo dos 10 por cento.

Não muda
Os prazos (cota única e primeira parcela dia 28 de fevereiro) e a possibilidade de parcelamento em dez vezes não sofreu alteração. O governo também decidiu manter o IPTU sem desconto para quem pagar em cota única. Em outros anos este desconto era de 10 por cento.

Troca troca
Ontem o PP estadual distribuiu uma nota confirmando que o deputado federal Esperidião Amin pediu licença do cargo de presidente da sigla a partir do dia 1º de fevereiro, quando passa o comando da sigla ao deputado Silvio Dreveck, que deixará a presidência da Assembleia Legislativa nos próximos dias. O movimento faz parte de acordo.

Se mexendo
O Partido Progressista (PP) de Criciúma é a primeira sigla a criar movimentação partidária em Criciúma no ano. A reunião de segunda-feira à noite, na sede, teve sala cheia. Pesos pesados como o deputado federal Jorge Boeira e o deputado estadual Walmir Comin além do ex-prefeito Márcio Búrigo estiveram no encontro.

À disposição
Ao seu estilo, animado, o ex-prefeito Márcio Búrigo entrou na reunião do PP, terça-feira à noite, se anunciando disposto a enfrentar as urnas em 2018. Embora o tom tenha sido de brincadeira, todos conhecem o jeito do ex-prefeito e entenderam o seu recado.

Dono com papel
Foi assinado ontem pelo governador Raimundo Colombo o decreto que institui o Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana. Este ato deve ajudar a regularizar a maioria das mais de 330 mil propriedades que até então estão irregulares. O decreto está baseado em uma lei federal. Criciúma é uma destas cidades com número impressionante de pessoas sem título de propriedade da sua casa, a maioria em áreas invadidas e já regularizadas.

Prefeitos
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), ex-deputado estadual do PT, será eleito hoje presidente da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios). A atual presidente é a prefeita de São José, Adeliana Dal Ponte (PSD). No núcleo principal da direção não há representação do Sul.

Cargo cobiçado
Chama atenção na eleição da FECAM que até então o cargo de presidente não era tão disputado pelos prefeitos das maiores cidades do Estado. Isso mudou recentemente. Do Sul destaca-se que a presidência foi exercida pelo então prefeito de Siderópolis, Douglas Guinga Warmling, em 2012.

Júlio Colombo prefeito
O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo (PSB) começou a distribuir ontem convites para o ato de sua posse como prefeito. Será na próxima segunda-feira às 20h, com direito a um ato solene no salão de atos da prefeitura (São Ouro Negro). Ele ficará no cargo por uma semana. A transmissão de cargo de Clésio Salvaro direto para Colombo ocorre porque Ricardo Fabris também se licencia. Assim, Salvaro irá à primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores como prevê a constituição municipal para prestar contas e de lá segue junto com Colombo até a prefeitura para o ato de transmissão do cargo.

DO PSB Os dias de interinidade de Júlio Colombo devem ser bem aproveitados pelo PSB, que pela primeira vez ocupa este cargo em Criciúma. Assim, desde o ato de posse, várias lideranças da região sul, que é liderada pelo deputado Cleiton Salvaro devem fazer agenda com o prefeito interino.

NOVA DATA Remarcada em virtude da morte do ex-prefeito Altair Guidi, ficou para amanhã a entrega do novo helicóptero do SAER em Criciúma. Será amanhã às 15h30min. Virão o vice-governador Eduardo Moreira e o Secretário de Segurança Pública, César Grubba.

POR ANUNCIAR Há quem espera para amanhã no evento do SAER em Criciúma o anúncio do nome do novo Secretário de Segurança Pública, substituto de César Grubba que vai sair para concorrer a deputado estadual pelo PSD.

JÁ ANUNCIADO Ontem em solenidade da Secretaria de Justiça e Cidadania, em Criciúma, o vice-governador Eduardo Moreira aproveitou para anunciar o substituto da titular da pasta deputada Ada De Lucca que também se licencia para disputar a eleição. O novo titular será o atual secretário-adjunto Leandro Lima.

NA MIRA Na high society da capital é dado como certo o delegado da Polícia Federal, Roberto de Sá, como futuro Secretário de Segurança Pública do Estado.

NEGOCIÃO Depois que a Assembleia Legislativa apresentou a compra de um novo prédio na ordem de R$ 80 milhões, agora o investimento milionário no imobiliário é o Tribunal Regional do Trabalho, que vai comprar nova sede pela bagatela de R$ 60 milhões.

SOBRAS Detalhe é que a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho será adquirida sem a necessidade do órgão lançar mão do orçamento de 2018, mas sim das sobras de Santa Catarina e outros Estados brasileiros.

FRASE DO DIA
“Tô ai. Onde vocês precisarem, contem comigo. Seja pra governador, senador, deputado... Onde vocês me escalarem eu jogo.”
Márcio Búrigo ao entrar na reunião do PP, segunda-feira a noite.


Criciúma respira política

 personJoão Paulo Messer
access_time11/07/2024 - 16:16

Criciúma é uma cidade onde a política está efervescente durante os 365 dias do ano. Prova é o movimento atual das siglas que seguem em pré-campanha Como se campanha estivessem. A realização de debates com pré candidatos, encontros de siglas partidárias com movimentos que animam a sua militância mostram que a política de Criciúma é diferente de outras regiões no Estado.
Em situações normais seria exagero a realização de debates com pré candidatos como os que estão acontecendo no momento, mas não é. Afinal, Criciúma vive a política como nenhuma outra cidade. É histórica esta mobilização em torno do processo eleitoral. Neste ano temos razões ainda mais intensas para viver esse cenário de política, pois depois de uma década e meia teremos um processo eleitoral sem a presença do prefeito Clésio Salvaro. Pelo menos não de maneira direta.
Sendo assim, os nossos próximos dias vão continuar sendo de muita especulação e pouca conclusão. Os partidos políticos só irão definir, de fato, os seus candidatos do último prazo, 5 de agosto. É neste dia que termina o prazo para realização de convenções partidárias. Até lá muitas especulações, principalmente com relação ao nome dos candidatos à vice-prefeito. Está valendo milhões a resposta à pergunta de quem será o vice de quem.

Salésio assume prefeitura de forma interina e revela disposição de concorrer à vice-prefeito em 2024

 personJoão Paulo Messer
access_time17/03/2023 - 19:59

A posse de Salésio Lima comoprefeito interino de Criciúma, nesta quinta-feira (16) teve todos os ingredientes de um ato focado na eleição de 2024. O vereadores do PSD é o mais provável candidato à vice-prefeito se a chapa PSDB e PSD for redditada. Tudo indica que sim. O deputado federal Ricardo Guidi é o nome do partido à prefeito, o que nem o PSDB quer, nem o próprio Guidi. A intenção do atual prefeito Clésio Salvaro e do deputado Júlio Garcia, que são quem decidem, mantém em mente, hoje, uma chapa Arleu da Silveira e Salésio Lima.
Ocorre que esta formação não é das mais fáceis de serem emplacas. Primeiro pelo perfil de ambos, que é muito parecido. São vereadores e apesar de regiões diferentes (Arleu-centro e Salésio-bairro) tem uma origem muito parecida. Para uma chapa o ideal é que os perfis sejam diferentes. Ocorre que hoje PSDB e PSD apostam que não há adversário com força o suficiente para impor ameaça.
Há de se lembrar que é muito cedo para qualquer definição.

EXPOCENTRO, UM ESPETÁCULO!!! Texto de Willi Backes

 personJoão Paulo Messer
access_time02/06/2022 - 11:11

O Estado de Santa Catarina, tendo por sede o município de Balneário Camboriú, acaba de inaugurar o Centro de Eventos Júlio Tedesco, com 33,5 mil metros quadrados de edificações, em área total de 68 mil metros quadrados, localizados paralelos à Rodovia Federal Mario Covas. A obra iniciada em 2015, após duas licitações vazias para gestão terceirizada, foi na terceira licitação conquistada pela empresa BC Eventos dos irmãos Dario Berger e Djalma Berger, sendo esse último o CEO do Centro de Eventos.

Inicialmente foram investidos R$ 142 milhões, sendo R$ 72,2 milhões do Governo Federal, R$ 50,8 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e R$ 19 milhões da Prefeitura de Balneário Camboriú.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco possui três módulos internos, sendo as duas extremidades para áreas promocionais de eventos, com acessos individuais, e, parte central tem duas torres espelhadas que comportam 24 salas modulares, com capacidade total para 1,4 mil participantes. No térreo, espaços para lojas, praça de alimentação com 10 operações fixas, mais entrada única passagem para o zoológico nos fundos do expocentro.

CENTRO DE EVENTOS REGIONAIS, IMPORTANTES!!!

Na capital desponta o empreendimento privado CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis, dentro outras alternativas de médio porte. Joinville oferece o Complexo Centreventos Cau Hansen. Blumenau tem o Parque Vila Germânica e está por finalizar novo Centro de Convenções.

Itajaí oferece o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, similar ao empreendimento com o mesmo nome em Florianópolis. Chapecó está finalizando reforma e ampliação do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Sob o subtítulo de “espaços multiuso”, todas as grandes e médias cidades do Estado de Santa Catarina, oferecem espaços notadamente para realização de eventos, com destaque para atividades esportivas, manifestações sociais, culturais e musicais.

E mais, centenas de CTG´s – Centros de Tradições Gaúchas, muitos com espaços alternativos complementares para edificações temporárias, oferecem infraestrutura para realização de eventos com inserção principalmente da pecuária.

CENTRO DE EVENTOS MAXIMILIANO GAIDZINSKI.

Criciúma e cidades circunvizinhas oferecem importantes e destacados espaços para realização de eventos sociais, culturais, musicais, pequenas e médias feiras e exposições.

A partir de 30 de junho de 2006, Criciúma iniciou funcionamento do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, passando a compor o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, considerando a participação do Teatro Municipal Elias Angeloni e Ginásio Municipal Professor Valmir Antônio Orsi, e, aproximadamente 15 mil metros quadrados de estacionamentos internos.

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti possui total de 15,5 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 10 mil metros quadrados livres para realização de feiras e exposições.

MULTIUSO PENDENTE.

O conceito do que seja “centro multiuso” é amplo e interpretativo, notadamente quanto às dimensões. Nos parece que não basta apenas edificar espaço para promover eventos alternativos e não simultâneos como o desporto, feira de pequeno porte e encontros sociais, com limitadas áreas de estacionamento e segurança. O local está condenado para “estacionamento gerencial permanente” em futuro próximo.

A Feira CasaPronta Criciúma, que em outubro próximo realizará a sua 19ª edição, é o maior e mais diversificado evento promovido em Santa Catarina, considerando a inserção da construção, mobiliário e decoração, está obrigada a edificar estruturas paralelas para as próximas edições.

A Feira AgroPonte em sua 11ª edição em Agosto próximo, além do Pavilhão José Ijair Conti já ocupa 100% do estacionamento sul para comportar aproximadamente mais 9 mil metros quadrados de pavilhões paralelos. Os estacionamentos do centro de eventos que já são subdimensionados, com a Feiras CasaPronta e notadamente com a AgroPonte, não atendem às obrigações para acessibilidade, conforto e segurança.

Importante considerar que as estruturas baixas do pavilhão José Ijair Conti, literalmente impedem a realização de espetáculos musicais de relevância, eventos com grandes estruturas mecânicas e construtivas, e, ausência completa de espaços para realização de convenções simultâneas.

100% MULTIUSO.

Salta aos olhos daqueles de boa vontade e crença que o município de Criciúma está cumprindo roteiros desenvolvimentistas que fazem ver e antever escala de crescimento econômico e social superior à média regional e estadual.

Quando o tema é o melhoramento da infraestrutura, a mobilidade urbana emerge dentre as questões que clamam aperfeiçoamentos. Parte significativa deste melhoramento é visível com o andamento das obras para em breve entrega, assim como, previsão para prolongamento da rodovia de contorno em contratação.

Permanecerão alguns gargalos nas áreas urbanas centrais, indicando necessária mudança dos CEP´s. Assim é com o Centro de Eventos/Pavilhão, Estádio Heriberto Hulse, Corporação do Corpo de Bombeiros, Rodoviária Intermunicipal/Interestadual e Parque Étnico.

O novo CEP, único à estes empreendimentos poderá ser em local de fácil acesso entre a Via Expressa e Rodovia Luiz Rosso. Certamente será novo, urbanizado e importante região para o desenvolvimento econômico do município.

EXPOCENTRO, UM ESPETÁCULO!!! Texto de Willi Backes

 personJoão Paulo Messer
access_time31/05/2022 - 11:11

O Estado de Santa Catarina, tendo por sede o município de Balneário Camboriú, acaba de inaugurar o Centro de Eventos Júlio Tedesco, com 33,5 mil metros quadrados de edificações, em área total de 68 mil metros quadrados, localizados paralelos à Rodovia Federal Mario Covas. A obra iniciada em 2015, após duas licitações vazias para gestão terceirizada, foi na terceira licitação conquistada pela empresa BC Eventos dos irmãos Dario Berger e Djalma Berger, sendo esse último o CEO do Centro de Eventos.

Inicialmente foram investidos R$ 142 milhões, sendo R$ 72,2 milhões do Governo Federal, R$ 50,8 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e R$ 19 milhões da Prefeitura de Balneário Camboriú.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco possui três módulos internos, sendo as duas extremidades para áreas promocionais de eventos, com acessos individuais, e, parte central tem duas torres espelhadas que comportam 24 salas modulares, com capacidade total para 1,4 mil participantes. No térreo, espaços para lojas, praça de alimentação com 10 operações fixas, mais entrada única passagem para o zoológico nos fundos do expocentro.

CENTRO DE EVENTOS REGIONAIS, IMPORTANTES!!!

Na capital desponta o empreendimento privado CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis, dentro outras alternativas de médio porte. Joinville oferece o Complexo Centreventos Cau Hansen. Blumenau tem o Parque Vila Germânica e está por finalizar novo Centro de Convenções.

Itajaí oferece o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, similar ao empreendimento com o mesmo nome em Florianópolis. Chapecó está finalizando reforma e ampliação do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Sob o subtítulo de “espaços multiuso”, todas as grandes e médias cidades do Estado de Santa Catarina, oferecem espaços notadamente para realização de eventos, com destaque para atividades esportivas, manifestações sociais, culturais e musicais.

E mais, centenas de CTG´s – Centros de Tradições Gaúchas, muitos com espaços alternativos complementares para edificações temporárias, oferecem infraestrutura para realização de eventos com inserção principalmente da pecuária.

CENTRO DE EVENTOS MAXIMILIANO GAIDZINSKI.

Criciúma e cidades circunvizinhas oferecem importantes e destacados espaços para realização de eventos sociais, culturais, musicais, pequenas e médias feiras e exposições.

A partir de 30 de junho de 2006, Criciúma iniciou funcionamento do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, passando a compor o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, considerando a participação do Teatro Municipal Elias Angeloni e Ginásio Municipal Professor Valmir Antônio Orsi, e, aproximadamente 15 mil metros quadrados de estacionamentos internos.

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti possui total de 15,5 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 10 mil metros quadrados livres para realização de feiras e exposições.

MULTIUSO PENDENTE.

O conceito do que seja “centro multiuso” é amplo e interpretativo, notadamente quanto às dimensões. Nos parece que não basta apenas edificar espaço para promover eventos alternativos e não simultâneos como o desporto, feira de pequeno porte e encontros sociais, com limitadas áreas de estacionamento e segurança. O local está condenado para “estacionamento gerencial permanente” em futuro próximo.

A Feira CasaPronta Criciúma, que em outubro próximo realizará a sua 19ª edição, é o maior e mais diversificado evento promovido em Santa Catarina, considerando a inserção da construção, mobiliário e decoração, está obrigada a edificar estruturas paralelas para as próximas edições.

A Feira AgroPonte em sua 11ª edição em Agosto próximo, além do Pavilhão José Ijair Conti já ocupa 100% do estacionamento sul para comportar aproximadamente mais 9 mil metros quadrados de pavilhões paralelos. Os estacionamentos do centro de eventos que já são subdimensionados, com a Feiras CasaPronta e notadamente com a AgroPonte, não atendem às obrigações para acessibilidade, conforto e segurança.

Importante considerar que as estruturas baixas do pavilhão José Ijair Conti, literalmente impedem a realização de espetáculos musicais de relevância, eventos com grandes estruturas mecânicas e construtivas, e, ausência completa de espaços para realização de convenções simultâneas.

100% MULTIUSO.

Salta aos olhos daqueles de boa vontade e crença que o município de Criciúma está cumprindo roteiros desenvolvimentistas que fazem ver e antever escala de crescimento econômico e social superior à média regional e estadual.

Quando o tema é o melhoramento da infraestrutura, a mobilidade urbana emerge dentre as questões que clamam aperfeiçoamentos. Parte significativa deste melhoramento é visível com o andamento das obras para em breve entrega, assim como, previsão para prolongamento da rodovia de contorno em contratação.

Permanecerão alguns gargalos nas áreas urbanas centrais, indicando necessária mudança dos CEP´s. Assim é com o Centro de Eventos/Pavilhão, Estádio Heriberto Hulse, Corporação do Corpo de Bombeiros, Rodoviária Intermunicipal/Interestadual e Parque Étnico.

O novo CEP, único à estes empreendimentos poderá ser em local de fácil acesso entre a Via Expressa e Rodovia Luiz Rosso. Certamente será novo, urbanizado e importante região para o desenvolvimento econômico do município.

EXPOCENTRO, UM ESPETÁCULO!!! Texto – Willi Backes

 personJoão Paulo Messer
access_time27/05/2022 - 18:22

O Estado de Santa Catarina, tendo por sede o município de Balneário Camboriú, acaba de inaugurar o Centro de Eventos Júlio Tedesco, com 33,5 mil metros quadrados de edificações, em área total de 68 mil metros quadrados, localizados paralelos à Rodovia Federal Mario Covas. A obra iniciada em 2015, após duas licitações vazias para gestão terceirizada, foi na terceira licitação conquistada pela empresa BC Eventos dos irmãos Dario Berger e Djalma Berger, sendo esse último o CEO do Centro de Eventos.

Inicialmente foram investidos R$ 142 milhões, sendo R$ 72,2 milhões do Governo Federal, R$ 50,8 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e R$ 19 milhões da Prefeitura de Balneário Camboriú.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco possui três módulos internos, sendo as duas extremidades para áreas promocionais de eventos, com acessos individuais, e, parte central tem duas torres espelhadas que comportam 24 salas modulares, com capacidade total para 1,4 mil participantes. No térreo, espaços para lojas, praça de alimentação com 10 operações fixas, mais entrada única passagem para o zoológico nos fundos do expocentro.

CENTRO DE EVENTOS REGIONAIS, IMPORTANTES!!!

Na capital desponta o empreendimento privado CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis, dentro outras alternativas de médio porte. Joinville oferece o Complexo Centreventos Cau Hansen. Blumenau tem o Parque Vila Germânica e está por finalizar novo Centro de Convenções.

Itajaí oferece o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, similar ao empreendimento com o mesmo nome em Florianópolis. Chapecó está finalizando reforma e ampliação do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Sob o subtítulo de “espaços multiuso”, todas as grandes e médias cidades do Estado de Santa Catarina, oferecem espaços notadamente para realização de eventos, com destaque para atividades esportivas, manifestações sociais, culturais e musicais.

E mais, centenas de CTG´s – Centros de Tradições Gaúchas, muitos com espaços alternativos complementares para edificações temporárias, oferecem infraestrutura para realização de eventos com inserção principalmente da pecuária.

CENTRO DE EVENTOS MAXIMILIANO GAIDZINSKI.

Criciúma e cidades circunvizinhas oferecem importantes e destacados espaços para realização de eventos sociais, culturais, musicais, pequenas e médias feiras e exposições.

A partir de 30 de junho de 2006, Criciúma iniciou funcionamento do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, passando a compor o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, considerando a participação do Teatro Municipal Elias Angeloni e Ginásio Municipal Professor Valmir Antônio Orsi, e, aproximadamente 15 mil metros quadrados de estacionamentos internos.

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti possui total de 15,5 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 10 mil metros quadrados livres para realização de feiras e exposições.

MULTIUSO PENDENTE.

O conceito do que seja “centro multiuso” é amplo e interpretativo, notadamente quanto às dimensões. Nos parece que não basta apenas edificar espaço para promover eventos alternativos e não simultâneos como o desporto, feira de pequeno porte e encontros sociais, com limitadas áreas de estacionamento e segurança. O local está condenado para “estacionamento gerencial permanente” em futuro próximo.

A Feira CasaPronta Criciúma, que em outubro próximo realizará a sua 19ª edição, é o maior e mais diversificado evento promovido em Santa Catarina, considerando a inserção da construção, mobiliário e decoração, está obrigada a edificar estruturas paralelas para as próximas edições.

A Feira AgroPonte em sua 11ª edição em Agosto próximo, além do Pavilhão José Ijair Conti já ocupa 100% do estacionamento sul para comportar aproximadamente mais 9 mil metros quadrados de pavilhões paralelos. Os estacionamentos do centro de eventos que já são subdimensionados, com a Feiras CasaPronta e notadamente com a AgroPonte, não atendem às obrigações para acessibilidade, conforto e segurança.

Importante considerar que as estruturas baixas do pavilhão José Ijair Conti, literalmente impedem a realização de espetáculos musicais de relevância, eventos com grandes estruturas mecânicas e construtivas, e, ausência completa de espaços para realização de convenções simultâneas.

100% MULTIUSO.

Salta aos olhos daqueles de boa vontade e crença que o município de Criciúma está cumprindo roteiros desenvolvimentistas que fazem ver e antever escala de crescimento econômico e social superior à média regional e estadual.

Quando o tema é o melhoramento da infraestrutura, a mobilidade urbana emerge dentre as questões que clamam aperfeiçoamentos. Parte significativa deste melhoramento é visível com o andamento das obras para em breve entrega, assim como, previsão para prolongamento da rodovia de contorno em contratação.

Permanecerão alguns gargalos nas áreas urbanas centrais, indicando necessária mudança dos CEP´s. Assim é com o Centro de Eventos/Pavilhão, Estádio Heriberto Hulse, Corporação do Corpo de Bombeiros, Rodoviária Intermunicipal/Interestadual e Parque Étnico.

O novo CEP, único à estes empreendimentos poderá ser em local de fácil acesso entre a Via Expressa e Rodovia Luiz Rosso. Certamente será novo, urbanizado e importante região para o desenvolvimento econômico do município.

Prefeito afastado em Urussanga evita cassação e pode voltar ao cargo quinta-feira

 personJoão Paulo Messer
access_time16/05/2022 - 22:29

Nesta segunda-feira, após ensaios de articulações jurídicas aconteceu a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Urussanga em que o plenário apreciou o relatório da Comissão de Investigação e Processante que averiguou detalhes das denúncias de possíveis práticas de infrações político-administrativas cometidas pelo prefeito Gustavo Canceller. Ele encontra-se afastado pela Justiça Federal desde maior do ano passado (2021). O afastamento ocorreu após a "Operação Benedetta" da Policia Federal. Após uma longa discussão que durou praticamente 12 horas - início às 9h - o parecer final da comissão que sugeria a cassção do prefeito foi rejeitado inclusive pela oposição. Mas para entender porque a oposição votou contra o seu relatório é necessário aprofundar-se no processo, pois a aprovação do relatorio neste momento pdoeria não caracterisar a cassação. Assim, arquivado o processo de hoje sem análise do mérito - e é ai que reside o detalhe - a qualquer momento pode ser aberto um novo processo de cassação.
O placar final de 5 a 4 pelo relatório, quando eram necessários seis votos a favor. Faltou um.
O próxmo capítulo ocorre na quinta-fiera em Porto Alegre, na Quarta Região da Polícia Federal, quando será anlisado o aceite ou não das denúncias. Mesmo que ela seja aceita é posssível que haja determinação para que o prefeito retorne ao cargo.

Prefeitura de Criciúma vende terrenos

 personJoão Paulo Messer
access_time10/05/2022 - 19:59

O governo de Criciúma segue a venda de terrenos. Um novo leilão acontrece neste quinta-fiera (12). Os envelopes serão abertos às 9h na Diretoria de Logística do Paço Municipal Marcos Rovaris. São 16 lotes disponíveis Os interessados em comprar um dos terrenos da Prefeitura de Criciúma têm até as 8h45 de quinta-feira (12) para entregar sua proposta no Setor de Licitações. O edital 065/PMC/2022, que trata da venda de 16 lotes não utilizados e inservíveis à administração municipal, terá seus envelopes abertos às 9h.
Os terrenos têm dimensões que variam de 1.002 m² a 8.176 m², com lances iniciais entre R$ 56.000,00 a R$ 5.336.800,00, dependendo do lote. Os pagamentos poderão ser feitos à vista ou parcelados em até 18 vezes. Estão aptas a participar da concorrência pessoas jurídicas e/ou naturais, exceto os servidores públicos, os leiloeiros e seus prepostos.
Os valores arrecadados com a venda dos terrenos serão destinados para a realização de obras de pavimentação de ruas nos bairros onde os lotes vendidos estão localizados.
Lotes disponíveis
Os terrenos disponíveis estão nos seguintes bairros, junto de seus loteamentos:

  • Laranjinha: (Loteamento Laranjinha; Residencial Vila Verde);
  • Argentina (Loteamento Possamai);
  • Archimedes Naspolini (Lotemaneto Humberto Locks);
  • Rio Maina (Loteamento Jardim das Acácias; Loteamento Bonfante);
  • Primeira Linha (Loteamento André Pagani);
  • São Simão (Loteamento Beatriz Philomena Denoni Fontana);
  • Vila Macarini (Vila Bergamo);
  • Progresso (Loteamento Progresso);
  • Santa Bárbara (Loteamento Santa Bárbara);
  • Floresta II: (Loteamento Floresta II).

Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas de segunda a sexta-feira na Diretoria de Logística de Criciúma, das 8h às 17h ou pelo telefone (48) 3431-0318. O edital completo pode ser acessado no link bit.ly/3LY6zOX.

Falta de sintonia de partidos pode facilitar a vida de Jorginho Melo

 personJoão Paulo Messer
access_time08/05/2022 - 17:59

Logo que entrevistei o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, sexta-feira no estúdio da rádio Eldorado presenti que tem uma dificuldade maior entre partidos como o PSDB e o PP para alinhar com o União Brasil e o PSD. Isso porque Gean, que é do novo União Brasil, afirmou categórico que o PSD está na chapa com ele ocupando as outras duas vagas: vice-governador e Senado. Neste caso o PSDB que anda arrastando asas para o lado de Carlos Moisés e o PP que tem razões de sobra para se aproximar de Jorginho Melo por causa de Jair Bolsonaro, esvaziam o que poderia ser a terceira via viável de Santa Catarina - Gean Loureiro. Num exercício de lógica chego a conclusão de que Jorginho Melo se fortalece mais do que Gean e que se de fato a esquerda mantiver o cacife de uma vaga no segundo turno esta disputa será entre Jorginho e o candidato de esquerda, que na minha opinião deve ser Dário Berger com Ana Paula Lima de vice e JOrge Boeira para o Senado.

Carlos Moises conta com a reciprocidade de Clésio Salvaro

 personJoão Paulo Messer
access_time07/05/2022 - 11:00

Ao "abrir" o cofre e assinar vários cheques para repassar dinheiro à administração pública de Criciúma o governador Carlos Moises espera n seu íntimo a resposta de grtidão. Traduzindo isso no cenário de eleições deve se olhar para o fato de que o pefeito Clésio Salvaro tem forte influência nas decisões do PSDB estadual. Moises espera a indicação de um tutano candidato a vice-governador. O nome mais indicado no momento é Dalírio Beber, ex-suplente de senador de Luiz Henrique da Silveira e que assumiu quando o titular faleceu.
Este desejo está perto de ser atendido. Nas próximas horas a tendência é de novos encontros, nesta ocaião apenas para tratar do assunto. O dinheiro despejado pelo governo do Estado em Criciúma supera a casa de R$ 50 milhões.

O trio da desistência foi conduzido pelo prefeito de Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time30/03/2022 - 14:00

Liderança política se constrói, primeiro mostrando o poder de manipulação. Clésio Salvaro consolidou-se na política estadual com a sua mais recente manobra. Em Criciúma esta habilidde já é conhecida. Desde sempre Clésio não só construía a sua chapa, mas também influenciava a composição dos seus adversários. Enquanto os adversários gritavam por todos os cantos esqueciam que ele estava no quintal de suas casas plantando estratégias. Desta vez foi um pouco diferente, mas não menos relevante em termos de manipulação.
Clésio Salvaro primeiro postou-se como nome estratégico. Como ele fez isso não se sabe exatamente, mas o resusltado da opeoração é flagrante. Depois foi só ir plantando as pedras onde iria pisar. Quando arrancou de Luciano Hang a manifetação de que ele seria fundamental na construção de uma chapa, saiu. Comunicou primeiro João Rodrigues, que apesar de toda bagagem política também foi engolido pela estratégia de Clésio. Já em relação a Luciano Hang a opração ficou mais fácil.
Portanto, para quem conhece a trajetória de Clésio Salvaro, nada surpreende o que acaba de acontecer.
Clésio espera agora que a lembrança deste apelo ao seu nome se mantenha vivo até 2026.

A partir desta quinta-feira, Criciúma sedia Joguinhos Abertos de Santa Catarina

 personJoão Paulo Messer
access_time02/12/2021 - 11:11

Criciúma está sendo o centro do esporte catarinense. A partir desta quinta-feira (02) até domingo (05) o município está recebendo o 33º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Estarão envolvidos cerca de mil atletas de diversas cidades do Estado.

Estão previstas competições de futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol, todos nas categorias masculina e feminina. Diferente de anos anteriores, que os atletas ficavam em alojamentos, agora, por conta da pandemia, eles estão sendo recepcionados em pelo menos onze hotéis da região.

As partidas de futebol estarão acontecendo no Centro de Treinamento do Criciúma, já as outras modalidades serão dividas entre o Ginásio Municipal Irmão Walmir Antonio Orsi, Ginásio Adenir Rabello, Ginásio da Satc, Sociedade Recreativa Mampituba, Ginásio do Colégio Cristo Rei, Ginásio Municipal de Siderópolis, Ginásio do Colégio Rogacionista e Sesc.