Notícias em destaque

Morro da Fumaça inicia força-tarefa para onda de frio

commentJornalismo access_time23/06/2026 19:00

Atendimento tem apoio da Assistência Social e da Defesa Civil

Arena Eldorado LayBack transmite segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

commentEsporte access_time17/06/2026 17:35

Espaço volta a receber os torcedores para mais uma grande festa nesta sexta-feira (19)

Criciúma recebe Conferência Regional de Vereadores Mirins

commentCriciúma EC access_time23/06/2026 17:15

Evento é organizado pela Câmara de Vereadores do município

Coluna de Sexta-feira

access_time26/01/2018 - 00:03

Reforma da Saúde em Criciúma
O governo municipal de Criciúma tem uma reforma em andamento. Diferente de reformas como a da Previdência, a do município não necessita de votação na Câmara Municipal. Mesmo assim depende muito da repercussão política. Com o exagerado número de postos de saúde que há na cidade, a proposta do governo é concentrar o atendimento. A repercussão política, entretanto, conflita com a teoria máxima de que todos querem um posto de saúde perto de casa. O consenso popular é que é melhor ter um posto e brigar por melhor equipá-lo de gente e estrutura, do que andar mais alguns metros até um posto melhor equipado. Vencido o debate sobre o IPTU, este é hoje o principal assunto nos bairros. A dúvida é se o governo vai ou não bancar esta discussão técnica versus a política. No caso do IPTU prevaleceu a decisão política.

Teste
Uma primeira tentativa de reformar a estrutura dos postos foi rejeitada em reunião terça-feira à noite no bairro Nova Esperança, onde o posto com estrutura precária funciona a menos de 500 metros da unidade da Santa Luzia. A prefeitura levou a proposta, mas a comunidade rejeitou. Aparentemente o governo recuou.

Impasse
Na teoria a região da Santa Luzia tem pelo menos cinco postos que funcionam com um médico cada. A ideia é levar toda estrutura técnica e de pessoal para um único posto central da grande região. A comunidade prefere o posto com menos estrutura, mas perto de casa. A desconfiança é que depois de concentrar o atendimento o governo diminua a estrutura também dos postos centrais.

Indignação
Houve reação de indignação de vítimas do processo administrativo da Criciúma Construções com a notícia de ontem. O retorno de Rogério Cizeski à empresa agora, com possibilidade de assumir com poder de decisão a partir de janeiro, não foi bem absorvida. Vítimas esperavam pena pesada ao empresário e são surpreendidas com informação contrária. Enquanto estas vítimas esperavam algo mais duro, como sua prisão, por exemplo, ouvem o contrário.

Porém
Relevante às vítimas do processo da Criciúma Construções entender que à luz da Justiça o seu retorno à empresa é consequência legal do processo cível e que penas mais duras na área criminal não estão afastadas.

Nova Veneza
O prefeito Rogério Frigo divulgou ontem uma reunião com agentes de saúde do município, que são aqueles personagens que conhecem um a um dos cidadãos. A classe teve um ganho adicional aso salários, mas busca o reconhecimento da insalubridade. É uma questão que esbarra no aspecto legal. Qualquer prefeito quer este pessoal mais perto de sí do que ninguém.

Carnaval
Quem diz que Criciúma não tem carnaval? A Fundação Cultural está fazendo uma exposição do que já foi o carnaval da cidade. Está na sede da entidade, no centro. Ou é melhor dizer que Criciúma já teve carnaval? Afinal, o que expõe é do que já teve no carnaval.

O Brasil imita Criciúma
Há divergências, mas o cenário indica que após a condenação de Lula o Brasil caminha para um cenário que amedronta criciumenses desde há muito. São as “idas e vindas” da Justiça com liminares com capacidade para ter candidato disputando a eleição sub judice e governante eleito sem reconhecimento imediato dos votos e que mais tarde entra e sai do governo conforme sopra o vento das posições de magistrados das mais altas cortes brasileiras.

CONDENADOS O empresário Luciano Hang, que ontem fez queima de fogos por 13 minutos em Brusque em comemoração pela condenação de Lula já foi condenado pela mesma Justiça Federal a 13 anos, nove meses e 12 dias de reclusão e ao pagamento de uma multa de R$ 1,2 milhão por crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro. O processo em está em fase de recurso.

SOTAQUE Na vigila pró Lula em Porto Alegre havia muito sotaque espanhol, o suficiente para reforçar a tese da construção de um ídolo que extrapola as fronteiras brasileiras. Conversei com alguns.

ARGENTINO Um argentino chamou minha atenção. Parecia tentar entender melhor o cenário. Estava vestindo uma camisa da CTA (Central de Trabalhadores da Argentina), em uma loja de conveniência. Era ponderado e de bom diálogo, inclusive com alguns anti Lula que também estavam no local.

CATARINA O desembargador Victor dos Santos Laus, último a proferir o voto no julgamento do ex-presidente Lula, nesta semana em Porto Alegre, é catarinense de Joaçaba. Seu pai era advogado e lutou contra o regime militar pelo qual foi preso em 1964. Na época Victor tinha um ano de idade.

PORTA VOZ O Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, deputado Carlos Marun, vai abordar hoje na FIESC, em Florianópolis, o tema reforma da previdência.

MAL NA FOTO É por figuras “amebas” como este deputado que hoje fala em defesa da reforma da previdência em Santa Catarina que custo a absorver mudanças tão necessárias.

GANGORRA Lê-se pouco sobre isso, mas conclui-se o suficiente para entender que com Lula em baixa a reforma da previdência está em alta, ou seja, o governo federal vai aproveitar a alta na gangorra. “A reforma é prá já!”

FRASE DO DIA
“Eu estou aqui custeada pelo meu dinheiro. Não sei dos outros, mas eu e as pessoas que vieram comigo estão aqui custeadas por seu próprio bolso. Outra coisa precisa ficar bem claro, de que o Siserp não patrocinou nenhum centavo para ninguém vir aqui”.
Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma, entrevistada durante a manifestação pró Lula, terça-feira a tarde em Porto Alegre. Ela rechaçou a tese de que a entidade sindical havia bancado despesas de manifestantes.


Leia o editorial do Programa João Paulo Messer desta segunda-feira (18)

 personJoão Paulo Messer
access_time17/10/2021 - 11:42

Você sabe porque na rede de energia elétrica da sua casa o negativo da tomada faz o papel de neutro?
Ou seja, o neutro e o negativo são a mesma coisa quando falamos de energia elétrica prática das nossas casas, certo?
Mas porque estou perguntando ou simplesmente dizendo isso.
Simples, porque quero abrir o programa de hoje chamando a atenção para o papel que cada um de nós pode e deve exercer em se tratando de energia da economia na nossa região.

Quero mostrar aqui que o neutro é o mesmo que o negativo, e que se você for neutro em relação ao assunto considere-se um negativo.

Eu sei que esta mensagem deve mesmo é ser direcionada aos nossos parlamentares.
Mas creio que todos nós devemos e podemos ter posição quando se trata de energia da economia.
Por isso prestemos atenção.

Existem duas propostas de leis que aguardam que parlamentares estaduais e federais se posicionem.
Uma está sob o número 270 na Assembleia Legislativa.
E a outra sob o nome e sigla MP 1055 no Congresso Nacional.
Se elas forem aprovadas, o carvão mineral, passa a ser de fato tratado como alternativa para geração de energia.
E a valorização do carvão, nós já sabemos, gera mais de seis bilhões ano de movimentação econômica e garante mais de 22 mil empregos diretos.
Dispensável, portanto, dizer porque o carvão é tão importante para a nossa região.
Bastaria eu lembrar que nossa região é chamada de Região Carbonífera.
Ou então, que nós somos da capital nacional do carvão.
Ou ainda, que o carvão é chamado de ouro negro da nossa região.

Por isso, a partir de hoje, aqui na rádio Eldorado, e sugerimos que isso seja feito por todos os que tem preocupação em relação ao futuro da economia da nossa região, passe a identificar quais são os polos das nossas lideranças.

Se os nossos representantes são neutros, quer dizer negativos, ou se são positivos.
Acomodar-se e assistir o debate sobre o assunto é posição de neutralidade. Por isso de negatividade.
Já os que de fato se posicionam como polo positivo, isto é, que não fiquem assistindo o debate, deles queremos ouvir o que de fato estão fazendo pela aprovação destas matérias.

É isso, em síntese, que passa a ser a nossa prioridade hoje, na programação da rádio Eldorado. Saber quem é o que quando o assunto é preocupação com a economia do sul do Estado.

Vice-presidente Hamilton Mourão virá à Criciúma dia 17 de novembro.

 personJoão Paulo Messer
access_time08/10/2021 - 08:18

Depóis de três adiamentos, parece que finalmente no dia 17 de novembro o vice-poresidente da república, general Hamilton Mourão estará em Criciúm,a. Desde 2019, quando a ACIC completou 75 anos ele é aguardado. Adiamentos de última hora mudaram os planos.
Leia mais em:
https://app1.ndmais.com.br/wp-admin/post.php?post=1575977&action=edit

Criciúma capacita profissionais da assistência social para enfrentar abordagens antirraciais

 personJoão Paulo Messer
access_time25/09/2021 - 07:09

Conhecida no sul do Estado como a cidade da diversidade cultural, inclusive com por ter como seu principal evento a Festa das Etnias, a cidade de Criciúma, onde dados estatísticos mostram que predomina o povo de pele parda ou negra, mas com resgate histórico que evidencia a colonização europeia, adota uma forma mais cuidadosa para lidar com as questões raciais na abordagem do seu serviço social. Este contexto, que é amplo, combinado a dificuldade relatada pelos profissionais de assistência social nas abordagens do dia a dia provocou um minicurso inédito, o da abordagem antirracial.
Leia mais em
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-capacita-profissionais-da-assistencia-social-para-enfrentar-abordagens-antirraciais/

Os reflexos de um crime que envergonha os cidadãos de bem de uma cidade do Sul

 personJoão Paulo Messer
access_time19/09/2021 - 09:54

Passadas apenas algumas horas da operação policial que prendeu cinco pessoas e apreendeu cerca de 520 Kg de carne, que pode ser de cavalo mas que era comercializada como se fosse de gado comum, os cidadãos de Morro da Fumaça, no Sul do Estado, mostram indignação.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/seguranca/os-reflexos-de-um-crime-que-envergonham-cidadaos-de-bem-de-uma-cidade-do-sul/

Morre Hélcio Bianchini Góes

 personJoão Paulo Messer
access_time14/09/2021 - 17:59

Hélcio Bianchini Góes, faleceu aos 90 anos, nesta terça-feira (14) em Criciúma. Natural de Laguna onde nasceu em 1931, Hélcio transferiu-se à Criciúma na segunda metade da década de 1950, já como um dos poucos advogados da época na região. De lá para cá seu nome foi inscrito em documentos que contam fatos relevantes, entre eles a criação de instituições que perduram até os dias de hoje.
Advogado de formação, mereceu pela OAB a honraria que lhe concedeu a Medalha João Baptista Bonassis. Embora afastado do círculo de reuniões e encontros nos últimos anos, sempre teve seu nome lembrado. Enquanto participou de atividades ostentava com orgulho o fato de ser um dos primeiros a ser inscrito na ordem dos advogados catarinenses: era o número 279 da OAB/SC, como lembrava.
Casado com Cylésia Corrêa, teve três filhos: Tatiana, Cláudia e André, que faleceu em agosto do ano passado (2020), aos 56 anos, de infarto fulminante e que era advogado como o pai. Hélcio teve seis netos, sendo um já falecido.
O velório acontece nesta quarta-feira (15) no Crematório Millenium, onde serão feitas as últimas homenagens previstas para às 15h.

Cenário pós 7 de setembro abre perspectivas de terceira via para todos os particos.

 personJoão Paulo Messer
access_time09/09/2021 - 18:00

Os últimos movimentos da política nacional tem promovido ações de partidos políticos como o PSDB, que na tarde desta quinta-feira (9) reuniu-se em Florianópolis. Divulgou uma nota em que deixa evidente acreditar no surgimento de uma terceira via. Se isso já era raciocínio de alguns, ficou mais forte com a carta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que a maioria considera um recuo.
Ainda sem conseguir emplacar um nome para o governo do Estado o partido dos tucanos que insiste neste cenário com Gelson Merísio de pré-candidato, falou mesmo da eleição presidencial. Na esteira do partido tucano devem vir todos os outros.

Nota oficial PSDB/SC

O PSDB está em pleno processo de discussão para as prévias em todo o Brasil, visando as eleições de 2022. Em Santa Catarina, a Executiva Estadual, segmentos e prefeitos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (9) para debater o atual momento partidário.

O PSDB de Santa Catarina externa seu apoio à Executiva Nacional em realizar prévias partidárias para escolha do candidato tucano à Presidência da República no próximo ano eleitoral. Reconhece a importância de movimentar os filiados e fortalecer a democracia e a participação interna da militância.

Respeitando o processo democrático defendido pelo partido, o PSDB de Santa Catarina dará a possibilidade da militância conhecer cada candidato às prévias, por isso, já recebeu os governadores Eduardo Leite e João Doria para que os filiados ouvissem suas ideias. Da mesma forma, estendeu o convite ao Arthur Virgílio e o senador Tasso Jereissati.

Na reunião desta tarde, a Executiva Estadual decidiu em aguardar o registro dos candidatos do partido, dia 20 de setembro, onde serão oficialmente apresentados os nomes para as prévias presidenciais. Após isso, no início de outubro, será reunido o Diretório Estadual para ouvir as lideranças.

Geovania de Sá
Deputada federal e presidente do PSDB/SC

Cidade de SC precisa construir sede para o Legislativo não ficar ‘desabrigado’

 personJoão Paulo Messer
access_time08/09/2021 - 11:11

Em Tubarão, onde a sede do poder Legislativo funciona em um prédio cedido pela Engie do Brasil, que está vendendo suas operações para outro grupo, surge a necessidade de construção de nova sede. O espaço atual já é considerado pequeno, pois existem apenas oito salas disponíveis e nove bancadas compõe o poder.

Leia mais:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-de-sc-precisa-construir-sede-para-o-legislativo-nao-ficar-desabrigado/

Boeira ficou sem espaço no PP, por isso muda de sigla

 personJoão Paulo Messer
access_time03/09/2021 - 14:09

É uma questão de dias, mas em breve deve ser notícia a mudança de partido por parte do ex-deputado federal Jorge Boeira. Ele já foi do PT, depois foi para o PSD onde ficou por poucos dias., Sentiu que não teria a liberdade de atuar com sua característica e preferiu ir para o PP, Partido Progressista. Desta vezs ele também sofreu com a diminuição de espaço. Pretendia buscar uma vaga na majoritária e embora não informe desta forma, pretendia até mesmo dipsutar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas também esta porta se fechou. O ex-deputado estadual Valmir Comin anunciou-se pré-candidato a deputado federal. Isso combinado ao fato de para a majoritária o PP deve ter algum Amin, se a vaga for do partido, Boeira deve migrar para outro partido.

Líder dos caminhoneiros confirma manifestação no Sul a partir do dia 7

 personJoão Paulo Messer
access_time03/09/2021 - 09:09

A medida que os dias passam aumenta a mobilização dos caminhoneiros também no Sul de Santa Catarina. O líder regional sul, Jair ‘Bala’ Ferraz comentou as estratégias na manhã desta sexta-feira (3).

Revelou que na região Sul os pontos de bloqueio da BR-101 estarão em Maracajá, Araranguá e Santa Rosa do Sul, locais estratégicos e que impedem alternativas de tráfego inclusive para veículos menores. Só devem passar carga viva e veículos de emergência, como ambulâncias.

Argumento para transferir o desfile não "bate" com os fatos

 personJoão Paulo Messer
access_time29/08/2021 - 17:59

Desde que no domingo passado obtive a informação de que o prefeito desejava transferir o desfile de 7 de setembro para o dia 15 de novembro, insisto na tese de que esta é a melhor alternativa. Explico agora o que aconteceu para que no dia seguinda o desfile tenha sido mantido para o dia 7 e ainda na semana passada ter a data alterada. E deve se entender ainda a razão para isso.
O prefeito pensou no adiamento após receber a informação de que o Exército não participaria. Apesar de negada a razão para a retirada dos militares federais, me parece que a causa é mesmo o risco de ambiente tenso na avenida por conta do cruzamento de extremistas da esquerda e da direita. Não que haja risco à segurança, mas um ambiente tenso neste momento tiraria o brilho do evento.
Pessoalmente convicto disso o prefeito chegou à prefeitura segunda-feira e começou a ouvir apelos no sentido da realizsação do desfile. Foi à solenidade de hasteamento da bandeira em uma escola municipal, ficou impressionado e animado com o que viu e foi facllmente convencido de que o desfile deveria ser mantido.
E a decisão que não chegou a ser anunciada mudou. Desfile ficou mantido até sexta-fiera, um dia após a enorme repercussão do vídeo que ele gravou sobre o caso do professor demitido/demissionária. Sim, no mesmo instante em que o prefeito demitiu o professor ele pediu demissão. Ficou valendo a segunda.
Na sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde esteve em Criciuma e falou do risco do aumento do numero de casos da Covid com a variante Delta. Para mim era o motivo que o prefeito precisava para fazer aquilo que deveria ter feito antes, cancelar o desfile para evitar correr mais riscos.
O desfile não será mais no dia 7 de setembro, mas sim no dia 15 de novembro. O argumento oficial é o risco do aumento de contágio da Covid, mas a real é a preocupação com o clima tenso inclusive por causa do vídeo da "viadagem", como ficou conhecido.
Decisão prudente. Antes tarde do que nunca. Decisão sábia desde que agora parem as frequentes "lacrações" nas redes sociais.
Se o prefeito Clésio Salvaro quiser que a cidade preste atenção no maior pacote de obras já anunciado para a cidade deveficar "sóbrio" do desagradável hábito da polêmica pelas redes sociais.
Em alguns casos as redes sociais são "alocinogeno", tem efeito curto e causam dependência que oferecem sensação de euforia enquanto durarem as visualizações perdurarem.

As entrelinhas de um evento apadrinhado por Carlos Moisés em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time28/08/2021 - 07:09

Se havia alguma dúvida sobre a possibilidade do prefeito de Criciúma disputar a eleição de 2022 na chapa majoritária, ela foi sanada na noite desta quinta-feira

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/as-entrelinhas-de-um-evento-apadrinhado-por-carlos-moises-em-criciuma/

Moisés apadrinha pacote de obras de Criciúma com investimento de R$ 400 milhões

 personJoão Paulo Messer
access_time26/08/2021 - 17:59

O governador Carlos Moisés é uma espécie de convidado de honra ou padrinho de um pacote de obras e campanha de divulgação do governo municipal de Criciúma. O ato será realizado à noite no Teatro Municipal Elias Angeloni, reservado a convidados. O mote da campanha é: “O Brasil que dá certo começa aqui”.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-do-sul-adota-campanha-o-brasil-que-da-certo-comeca-aqui/

Prefeito acaba com os últimos vestígios de famosa zona do meretrício

 personJoão Paulo Messer
access_time15/08/2021 - 16:49

As últimas construções abandonadas, que lembravam uma das mais famosas áreas de prostituição do sul do Estado, foram derrubadas na manhã deste domingo.

VEJA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/prefeito-acaba-com-os-ultimos-vestigios-de-famosa-zona-do-meretricio/

Menino escolhe coletores do lixo como motivo para festa de aniversário

 personJoão Paulo Messer
access_time10/08/2021 - 20:59

O garoto Miguel, da cidade de Forquilhinha no Sul do Estado, surpreendeu os coletores de lixo da cidade ao homenageá-los na sua festa de quatro anos de idade.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/cidadania/menino-escolhe-coletores-do-lixo-como-motivo-para-festa-de-aniversario/

Trecho Sul da BR-101 terá um radar a cada 10 km

 personJoão Paulo Messer
access_time07/08/2021 - 07:09

Depois de ganhar quatro praças de pedágio, agora o trecho sul da BR-101 deve ganhar 42 radares para controle da velocidade. Tudo isso faz parte do pacote de concessão da via. Por enquanto estes equipamentos estão em fase de instalação da base. A previsão é de que estejam funcionando e autuando até o final deste ano.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/