Notícias em destaque

Morro da Fumaça inicia força-tarefa para onda de frio

commentJornalismo access_time23/06/2026 19:00

Atendimento tem apoio da Assistência Social e da Defesa Civil

Arena Eldorado LayBack transmite segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

commentEsporte access_time17/06/2026 17:35

Espaço volta a receber os torcedores para mais uma grande festa nesta sexta-feira (19)

Criciúma recebe Conferência Regional de Vereadores Mirins

commentCriciúma EC access_time23/06/2026 17:15

Evento é organizado pela Câmara de Vereadores do município

Coluna de Quarta-feira

access_time29/11/2017 - 00:01

Tom tucano da campanha
O tom da campanha presidencial de 2018 pode não ser tão inovador. A busca pelo novo pode ser a adoção de um discurso antigo, que não virou prática porque os tempos não eram apropriados. É a percepção que passo a ter depois de ler o documento do PSDB, tirado nesta semana. Não que o ache ideal, mas pode ser a adaptação adequada para o tipo de debate que vem ai. Enquanto se convive com discursos que sugerem regime militar é atual sim sugerir um tema como “Choque de Capitalismo” para combater a outra extrema. O PSDB apresentou o seu discurso. Nada poderia ser mais oposição ao PT que o tema adotado.

3 X 12
A bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Içara terá que ser muito hábil para gerar qualquer movimento que faça “cócegas” no atual Governo Municipal. Mesmo diante de um fato como a busca e apreensão feita pela Polícia Federal na Secretaria de Planejamento do município, dificilmente o episódio terá político. Na Câmara são três vereadores de oposição contra 12 de situação.

Tem histórico
A base peemedebista em Içara é sólida. A dobradinha Murialdo Gastaldon e Sandro Serafim elegeu-se com o apoio do então prefeito Gentil Da Luz, cujo governo foi alvo de ação com prisão de oito pessoas. Em 2016 a Operação Confidentia também não deixou sequela política. Agora, mesmo investigando o homem estratégico do governo a ação não deve respingar na administração.

Progressista
O PP de Içara fará hoje a primeira reunião após a eleição da nova Executiva. Entre os dirigentes existem alguns pontos consensuais como a candidatura de Dalvânia Cardoso para prefeita em 2020. Antes disso, entretanto, tem 2028 e para este ano outro consenso: o partido defende apenas três candidaturas à Assembleia Legislativa, na da mais: Valmir Comin, José Milton Scheffer e Pepê Colaço.

Sobrea ponte
Em Nova Veneza segue o debate sobre a ponte dos Namorados. Mesmo inaugurada, no final do mandato passado, sua estrutura vem sendo questionada. Os vereadores convocaram engenheiro e dono da empreiteira para dar explicações na Câmara Municipal. Nos bastidores lançam-se suspeitas sobre a resistência da ponte.

Itália
Começa hoje a Missão Itália de uma comitiva de lideranças de Nova Veneza que irão firmar pacto com a cidade de Malo (Vicenza). Desta vez já com a perspectiva de exportação das máscaras do Carnaval de Veneza, produzidas aqui no Brasil. Hoje os italianos compram estas máscaras da China. Nenhuma outra cidade sabe explorar tão bem essa relação internacional como Nova Veneza.

Aqui
Ontem o prefeito Clésio Salvaro (Criciúma) recebeu o diplomata de carreira Raffaele Festa, Cônsul Geral da Itália em Curitiba (PR). Discutiram métodos para expandir a cultura italiana em Criciúma.

Cara a cara
O deputado federal João Rodrigues (PSD) “deitou e rolou”, ontem, durante a reunião das CPIs da JBS e do BNDES no Senado. Olho-no-olho disse ao empresário Joesley Batista que ele é o “bandido que tentou implodir o Brasil”. Joesley invocou o direito de ficar calado.

Reflexo
Como um dos primeiros reflexos da inauguração da Via Rápida, que será a partir de janeiro o principal acesso à Criciúma ergue-se às margens da via, na chegada à cidade, um novo hotel. O empreendimento fica anexo a um shopping que já fez adequações no acesso pelo lado que antes era fechado.

A nova velha prefeitura
A festa de reinauguração da prefeitura de Criciúma, destruída por dois incêndios em 2015, terá caráter de sede nova com a preocupação de não perder a memória da sede antiga. Nada mais justo, afinal o “esqueleto” do projeto arquitetônico está mantido, porque as vigas principais do gigante de concreto não foram afetadas. Uma equipe integrada pelo vice-prefeito Ricardo Fabris e o presidente da Fundação Cultural, Serginho Zapelini é quem está debruçado sobre a programação de inauguração que ocorre no dia 6 de janeiro à noite.

NO PODER A análise política da hora é que é mais importante para Júlio Garcia disputar a eleição para deputado estadual do que a vaga de vice-governador. Não só porque o papel de vice pode ser decorativo, mas porque na eleição de deputado ele pode considerar-se eleito, enquanto na majoritária o risco é grande. E para ser presidente da Assembleia Legislativa, Júlio só precisa se eleger deputado.

BIOMETRIA Rápida enquete entre eleitores da fila de registro na biometria do cartório eleitoral de Criciúma revela que um a cada três pessoas apressou o registro por acreditar em uma falsa comunicação de que o prazo terminaria na semana que vem e que após esta data haveria pesadas multas.

INQUIETAÇÃO Inquietação preferida no bate-papo de cafés e rodas de política de Criciúma, ontem, foi o fato da Secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, ter ficado “sozinha” no palanque de inauguração da ampliação do Presídio Santa Augusta, segunda-feira no fim de tarde.

RESPINGOS A expressão “sozinho” refere-se ao fato do governador, do vice-governador e do prefeito de Criciúma não terem comparecido à inauguração da obra no Presídio Santa Augusta. Todos estavam confirmados. Cada um apesentou uma alegação. Suspeita é de que Ada ficou só depois que estourou a operação da Policia Federal, semana passada.

FALTOU A entrevista coletiva da Polícia Federal, sobre a Operação República Velha, pouco ou quase nada revelou sobre a origem das investigações que desencadearam o trabalho. Depois dela, porém, a imprensa da capital obteve informações relevantes como o nome do personagem que foi o “fio da meada” da investigação.

PATROLA A oposição de Içara bem que tentou tirar “uma lasca” da operação policial que pegou o “homem forte” do governo municipal, Arnaldo Lodetti Júnior. Como o governo tem 12 de 15 vereadores, não foi difícil abafar o alarde.

IMAGENS A Polícia Civil já tem a identidade da pessoa que divulgou nas redes sociais imagens dos corpos dos jovens mortos em acidente de trânsito. Os familiares confirmaram que ficaram sabendo da morte dos seus entes queridos ao abrir o vídeo.

PARA TODOS Não há como contentar a todos. Enquanto o Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso Vampiro, um “faroleiro” quase nativo comemora o asfaltamento do acesso, tem antigos moradores lamentando o fim do encanto da praia, que por seu difícil acesso reservava ar de privilégio.

FRASE DO DIA
“Para que haja convergência entre as pessoas que tem o mesmo propósito, é preciso abrir mão. Agora, quem abrirá mão, resta saber. Não poderemos chegar a isso na base da intransigência, nem eu e nem os sócios.”
Esperidião Amin, comentando ao site SC em Pauta o que escreveu o site O Antagonista de que ele teria dito que aceita ser vice de Paulo Bauer (PSDB).


Criciúma respira política

 personJoão Paulo Messer
access_time11/07/2024 - 16:16

Criciúma é uma cidade onde a política está efervescente durante os 365 dias do ano. Prova é o movimento atual das siglas que seguem em pré-campanha Como se campanha estivessem. A realização de debates com pré candidatos, encontros de siglas partidárias com movimentos que animam a sua militância mostram que a política de Criciúma é diferente de outras regiões no Estado.
Em situações normais seria exagero a realização de debates com pré candidatos como os que estão acontecendo no momento, mas não é. Afinal, Criciúma vive a política como nenhuma outra cidade. É histórica esta mobilização em torno do processo eleitoral. Neste ano temos razões ainda mais intensas para viver esse cenário de política, pois depois de uma década e meia teremos um processo eleitoral sem a presença do prefeito Clésio Salvaro. Pelo menos não de maneira direta.
Sendo assim, os nossos próximos dias vão continuar sendo de muita especulação e pouca conclusão. Os partidos políticos só irão definir, de fato, os seus candidatos do último prazo, 5 de agosto. É neste dia que termina o prazo para realização de convenções partidárias. Até lá muitas especulações, principalmente com relação ao nome dos candidatos à vice-prefeito. Está valendo milhões a resposta à pergunta de quem será o vice de quem.

Salésio assume prefeitura de forma interina e revela disposição de concorrer à vice-prefeito em 2024

 personJoão Paulo Messer
access_time17/03/2023 - 19:59

A posse de Salésio Lima comoprefeito interino de Criciúma, nesta quinta-feira (16) teve todos os ingredientes de um ato focado na eleição de 2024. O vereadores do PSD é o mais provável candidato à vice-prefeito se a chapa PSDB e PSD for redditada. Tudo indica que sim. O deputado federal Ricardo Guidi é o nome do partido à prefeito, o que nem o PSDB quer, nem o próprio Guidi. A intenção do atual prefeito Clésio Salvaro e do deputado Júlio Garcia, que são quem decidem, mantém em mente, hoje, uma chapa Arleu da Silveira e Salésio Lima.
Ocorre que esta formação não é das mais fáceis de serem emplacas. Primeiro pelo perfil de ambos, que é muito parecido. São vereadores e apesar de regiões diferentes (Arleu-centro e Salésio-bairro) tem uma origem muito parecida. Para uma chapa o ideal é que os perfis sejam diferentes. Ocorre que hoje PSDB e PSD apostam que não há adversário com força o suficiente para impor ameaça.
Há de se lembrar que é muito cedo para qualquer definição.

EXPOCENTRO, UM ESPETÁCULO!!! Texto de Willi Backes

 personJoão Paulo Messer
access_time02/06/2022 - 11:11

O Estado de Santa Catarina, tendo por sede o município de Balneário Camboriú, acaba de inaugurar o Centro de Eventos Júlio Tedesco, com 33,5 mil metros quadrados de edificações, em área total de 68 mil metros quadrados, localizados paralelos à Rodovia Federal Mario Covas. A obra iniciada em 2015, após duas licitações vazias para gestão terceirizada, foi na terceira licitação conquistada pela empresa BC Eventos dos irmãos Dario Berger e Djalma Berger, sendo esse último o CEO do Centro de Eventos.

Inicialmente foram investidos R$ 142 milhões, sendo R$ 72,2 milhões do Governo Federal, R$ 50,8 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e R$ 19 milhões da Prefeitura de Balneário Camboriú.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco possui três módulos internos, sendo as duas extremidades para áreas promocionais de eventos, com acessos individuais, e, parte central tem duas torres espelhadas que comportam 24 salas modulares, com capacidade total para 1,4 mil participantes. No térreo, espaços para lojas, praça de alimentação com 10 operações fixas, mais entrada única passagem para o zoológico nos fundos do expocentro.

CENTRO DE EVENTOS REGIONAIS, IMPORTANTES!!!

Na capital desponta o empreendimento privado CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis, dentro outras alternativas de médio porte. Joinville oferece o Complexo Centreventos Cau Hansen. Blumenau tem o Parque Vila Germânica e está por finalizar novo Centro de Convenções.

Itajaí oferece o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, similar ao empreendimento com o mesmo nome em Florianópolis. Chapecó está finalizando reforma e ampliação do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Sob o subtítulo de “espaços multiuso”, todas as grandes e médias cidades do Estado de Santa Catarina, oferecem espaços notadamente para realização de eventos, com destaque para atividades esportivas, manifestações sociais, culturais e musicais.

E mais, centenas de CTG´s – Centros de Tradições Gaúchas, muitos com espaços alternativos complementares para edificações temporárias, oferecem infraestrutura para realização de eventos com inserção principalmente da pecuária.

CENTRO DE EVENTOS MAXIMILIANO GAIDZINSKI.

Criciúma e cidades circunvizinhas oferecem importantes e destacados espaços para realização de eventos sociais, culturais, musicais, pequenas e médias feiras e exposições.

A partir de 30 de junho de 2006, Criciúma iniciou funcionamento do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, passando a compor o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, considerando a participação do Teatro Municipal Elias Angeloni e Ginásio Municipal Professor Valmir Antônio Orsi, e, aproximadamente 15 mil metros quadrados de estacionamentos internos.

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti possui total de 15,5 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 10 mil metros quadrados livres para realização de feiras e exposições.

MULTIUSO PENDENTE.

O conceito do que seja “centro multiuso” é amplo e interpretativo, notadamente quanto às dimensões. Nos parece que não basta apenas edificar espaço para promover eventos alternativos e não simultâneos como o desporto, feira de pequeno porte e encontros sociais, com limitadas áreas de estacionamento e segurança. O local está condenado para “estacionamento gerencial permanente” em futuro próximo.

A Feira CasaPronta Criciúma, que em outubro próximo realizará a sua 19ª edição, é o maior e mais diversificado evento promovido em Santa Catarina, considerando a inserção da construção, mobiliário e decoração, está obrigada a edificar estruturas paralelas para as próximas edições.

A Feira AgroPonte em sua 11ª edição em Agosto próximo, além do Pavilhão José Ijair Conti já ocupa 100% do estacionamento sul para comportar aproximadamente mais 9 mil metros quadrados de pavilhões paralelos. Os estacionamentos do centro de eventos que já são subdimensionados, com a Feiras CasaPronta e notadamente com a AgroPonte, não atendem às obrigações para acessibilidade, conforto e segurança.

Importante considerar que as estruturas baixas do pavilhão José Ijair Conti, literalmente impedem a realização de espetáculos musicais de relevância, eventos com grandes estruturas mecânicas e construtivas, e, ausência completa de espaços para realização de convenções simultâneas.

100% MULTIUSO.

Salta aos olhos daqueles de boa vontade e crença que o município de Criciúma está cumprindo roteiros desenvolvimentistas que fazem ver e antever escala de crescimento econômico e social superior à média regional e estadual.

Quando o tema é o melhoramento da infraestrutura, a mobilidade urbana emerge dentre as questões que clamam aperfeiçoamentos. Parte significativa deste melhoramento é visível com o andamento das obras para em breve entrega, assim como, previsão para prolongamento da rodovia de contorno em contratação.

Permanecerão alguns gargalos nas áreas urbanas centrais, indicando necessária mudança dos CEP´s. Assim é com o Centro de Eventos/Pavilhão, Estádio Heriberto Hulse, Corporação do Corpo de Bombeiros, Rodoviária Intermunicipal/Interestadual e Parque Étnico.

O novo CEP, único à estes empreendimentos poderá ser em local de fácil acesso entre a Via Expressa e Rodovia Luiz Rosso. Certamente será novo, urbanizado e importante região para o desenvolvimento econômico do município.

EXPOCENTRO, UM ESPETÁCULO!!! Texto de Willi Backes

 personJoão Paulo Messer
access_time31/05/2022 - 11:11

O Estado de Santa Catarina, tendo por sede o município de Balneário Camboriú, acaba de inaugurar o Centro de Eventos Júlio Tedesco, com 33,5 mil metros quadrados de edificações, em área total de 68 mil metros quadrados, localizados paralelos à Rodovia Federal Mario Covas. A obra iniciada em 2015, após duas licitações vazias para gestão terceirizada, foi na terceira licitação conquistada pela empresa BC Eventos dos irmãos Dario Berger e Djalma Berger, sendo esse último o CEO do Centro de Eventos.

Inicialmente foram investidos R$ 142 milhões, sendo R$ 72,2 milhões do Governo Federal, R$ 50,8 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e R$ 19 milhões da Prefeitura de Balneário Camboriú.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco possui três módulos internos, sendo as duas extremidades para áreas promocionais de eventos, com acessos individuais, e, parte central tem duas torres espelhadas que comportam 24 salas modulares, com capacidade total para 1,4 mil participantes. No térreo, espaços para lojas, praça de alimentação com 10 operações fixas, mais entrada única passagem para o zoológico nos fundos do expocentro.

CENTRO DE EVENTOS REGIONAIS, IMPORTANTES!!!

Na capital desponta o empreendimento privado CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis, dentro outras alternativas de médio porte. Joinville oferece o Complexo Centreventos Cau Hansen. Blumenau tem o Parque Vila Germânica e está por finalizar novo Centro de Convenções.

Itajaí oferece o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, similar ao empreendimento com o mesmo nome em Florianópolis. Chapecó está finalizando reforma e ampliação do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Sob o subtítulo de “espaços multiuso”, todas as grandes e médias cidades do Estado de Santa Catarina, oferecem espaços notadamente para realização de eventos, com destaque para atividades esportivas, manifestações sociais, culturais e musicais.

E mais, centenas de CTG´s – Centros de Tradições Gaúchas, muitos com espaços alternativos complementares para edificações temporárias, oferecem infraestrutura para realização de eventos com inserção principalmente da pecuária.

CENTRO DE EVENTOS MAXIMILIANO GAIDZINSKI.

Criciúma e cidades circunvizinhas oferecem importantes e destacados espaços para realização de eventos sociais, culturais, musicais, pequenas e médias feiras e exposições.

A partir de 30 de junho de 2006, Criciúma iniciou funcionamento do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, passando a compor o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, considerando a participação do Teatro Municipal Elias Angeloni e Ginásio Municipal Professor Valmir Antônio Orsi, e, aproximadamente 15 mil metros quadrados de estacionamentos internos.

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti possui total de 15,5 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 10 mil metros quadrados livres para realização de feiras e exposições.

MULTIUSO PENDENTE.

O conceito do que seja “centro multiuso” é amplo e interpretativo, notadamente quanto às dimensões. Nos parece que não basta apenas edificar espaço para promover eventos alternativos e não simultâneos como o desporto, feira de pequeno porte e encontros sociais, com limitadas áreas de estacionamento e segurança. O local está condenado para “estacionamento gerencial permanente” em futuro próximo.

A Feira CasaPronta Criciúma, que em outubro próximo realizará a sua 19ª edição, é o maior e mais diversificado evento promovido em Santa Catarina, considerando a inserção da construção, mobiliário e decoração, está obrigada a edificar estruturas paralelas para as próximas edições.

A Feira AgroPonte em sua 11ª edição em Agosto próximo, além do Pavilhão José Ijair Conti já ocupa 100% do estacionamento sul para comportar aproximadamente mais 9 mil metros quadrados de pavilhões paralelos. Os estacionamentos do centro de eventos que já são subdimensionados, com a Feiras CasaPronta e notadamente com a AgroPonte, não atendem às obrigações para acessibilidade, conforto e segurança.

Importante considerar que as estruturas baixas do pavilhão José Ijair Conti, literalmente impedem a realização de espetáculos musicais de relevância, eventos com grandes estruturas mecânicas e construtivas, e, ausência completa de espaços para realização de convenções simultâneas.

100% MULTIUSO.

Salta aos olhos daqueles de boa vontade e crença que o município de Criciúma está cumprindo roteiros desenvolvimentistas que fazem ver e antever escala de crescimento econômico e social superior à média regional e estadual.

Quando o tema é o melhoramento da infraestrutura, a mobilidade urbana emerge dentre as questões que clamam aperfeiçoamentos. Parte significativa deste melhoramento é visível com o andamento das obras para em breve entrega, assim como, previsão para prolongamento da rodovia de contorno em contratação.

Permanecerão alguns gargalos nas áreas urbanas centrais, indicando necessária mudança dos CEP´s. Assim é com o Centro de Eventos/Pavilhão, Estádio Heriberto Hulse, Corporação do Corpo de Bombeiros, Rodoviária Intermunicipal/Interestadual e Parque Étnico.

O novo CEP, único à estes empreendimentos poderá ser em local de fácil acesso entre a Via Expressa e Rodovia Luiz Rosso. Certamente será novo, urbanizado e importante região para o desenvolvimento econômico do município.

EXPOCENTRO, UM ESPETÁCULO!!! Texto – Willi Backes

 personJoão Paulo Messer
access_time27/05/2022 - 18:22

O Estado de Santa Catarina, tendo por sede o município de Balneário Camboriú, acaba de inaugurar o Centro de Eventos Júlio Tedesco, com 33,5 mil metros quadrados de edificações, em área total de 68 mil metros quadrados, localizados paralelos à Rodovia Federal Mario Covas. A obra iniciada em 2015, após duas licitações vazias para gestão terceirizada, foi na terceira licitação conquistada pela empresa BC Eventos dos irmãos Dario Berger e Djalma Berger, sendo esse último o CEO do Centro de Eventos.

Inicialmente foram investidos R$ 142 milhões, sendo R$ 72,2 milhões do Governo Federal, R$ 50,8 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e R$ 19 milhões da Prefeitura de Balneário Camboriú.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco possui três módulos internos, sendo as duas extremidades para áreas promocionais de eventos, com acessos individuais, e, parte central tem duas torres espelhadas que comportam 24 salas modulares, com capacidade total para 1,4 mil participantes. No térreo, espaços para lojas, praça de alimentação com 10 operações fixas, mais entrada única passagem para o zoológico nos fundos do expocentro.

CENTRO DE EVENTOS REGIONAIS, IMPORTANTES!!!

Na capital desponta o empreendimento privado CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis, dentro outras alternativas de médio porte. Joinville oferece o Complexo Centreventos Cau Hansen. Blumenau tem o Parque Vila Germânica e está por finalizar novo Centro de Convenções.

Itajaí oferece o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, similar ao empreendimento com o mesmo nome em Florianópolis. Chapecó está finalizando reforma e ampliação do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Sob o subtítulo de “espaços multiuso”, todas as grandes e médias cidades do Estado de Santa Catarina, oferecem espaços notadamente para realização de eventos, com destaque para atividades esportivas, manifestações sociais, culturais e musicais.

E mais, centenas de CTG´s – Centros de Tradições Gaúchas, muitos com espaços alternativos complementares para edificações temporárias, oferecem infraestrutura para realização de eventos com inserção principalmente da pecuária.

CENTRO DE EVENTOS MAXIMILIANO GAIDZINSKI.

Criciúma e cidades circunvizinhas oferecem importantes e destacados espaços para realização de eventos sociais, culturais, musicais, pequenas e médias feiras e exposições.

A partir de 30 de junho de 2006, Criciúma iniciou funcionamento do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, passando a compor o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, considerando a participação do Teatro Municipal Elias Angeloni e Ginásio Municipal Professor Valmir Antônio Orsi, e, aproximadamente 15 mil metros quadrados de estacionamentos internos.

O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti possui total de 15,5 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 10 mil metros quadrados livres para realização de feiras e exposições.

MULTIUSO PENDENTE.

O conceito do que seja “centro multiuso” é amplo e interpretativo, notadamente quanto às dimensões. Nos parece que não basta apenas edificar espaço para promover eventos alternativos e não simultâneos como o desporto, feira de pequeno porte e encontros sociais, com limitadas áreas de estacionamento e segurança. O local está condenado para “estacionamento gerencial permanente” em futuro próximo.

A Feira CasaPronta Criciúma, que em outubro próximo realizará a sua 19ª edição, é o maior e mais diversificado evento promovido em Santa Catarina, considerando a inserção da construção, mobiliário e decoração, está obrigada a edificar estruturas paralelas para as próximas edições.

A Feira AgroPonte em sua 11ª edição em Agosto próximo, além do Pavilhão José Ijair Conti já ocupa 100% do estacionamento sul para comportar aproximadamente mais 9 mil metros quadrados de pavilhões paralelos. Os estacionamentos do centro de eventos que já são subdimensionados, com a Feiras CasaPronta e notadamente com a AgroPonte, não atendem às obrigações para acessibilidade, conforto e segurança.

Importante considerar que as estruturas baixas do pavilhão José Ijair Conti, literalmente impedem a realização de espetáculos musicais de relevância, eventos com grandes estruturas mecânicas e construtivas, e, ausência completa de espaços para realização de convenções simultâneas.

100% MULTIUSO.

Salta aos olhos daqueles de boa vontade e crença que o município de Criciúma está cumprindo roteiros desenvolvimentistas que fazem ver e antever escala de crescimento econômico e social superior à média regional e estadual.

Quando o tema é o melhoramento da infraestrutura, a mobilidade urbana emerge dentre as questões que clamam aperfeiçoamentos. Parte significativa deste melhoramento é visível com o andamento das obras para em breve entrega, assim como, previsão para prolongamento da rodovia de contorno em contratação.

Permanecerão alguns gargalos nas áreas urbanas centrais, indicando necessária mudança dos CEP´s. Assim é com o Centro de Eventos/Pavilhão, Estádio Heriberto Hulse, Corporação do Corpo de Bombeiros, Rodoviária Intermunicipal/Interestadual e Parque Étnico.

O novo CEP, único à estes empreendimentos poderá ser em local de fácil acesso entre a Via Expressa e Rodovia Luiz Rosso. Certamente será novo, urbanizado e importante região para o desenvolvimento econômico do município.

Prefeito afastado em Urussanga evita cassação e pode voltar ao cargo quinta-feira

 personJoão Paulo Messer
access_time16/05/2022 - 22:29

Nesta segunda-feira, após ensaios de articulações jurídicas aconteceu a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Urussanga em que o plenário apreciou o relatório da Comissão de Investigação e Processante que averiguou detalhes das denúncias de possíveis práticas de infrações político-administrativas cometidas pelo prefeito Gustavo Canceller. Ele encontra-se afastado pela Justiça Federal desde maior do ano passado (2021). O afastamento ocorreu após a "Operação Benedetta" da Policia Federal. Após uma longa discussão que durou praticamente 12 horas - início às 9h - o parecer final da comissão que sugeria a cassção do prefeito foi rejeitado inclusive pela oposição. Mas para entender porque a oposição votou contra o seu relatório é necessário aprofundar-se no processo, pois a aprovação do relatorio neste momento pdoeria não caracterisar a cassação. Assim, arquivado o processo de hoje sem análise do mérito - e é ai que reside o detalhe - a qualquer momento pode ser aberto um novo processo de cassação.
O placar final de 5 a 4 pelo relatório, quando eram necessários seis votos a favor. Faltou um.
O próxmo capítulo ocorre na quinta-fiera em Porto Alegre, na Quarta Região da Polícia Federal, quando será anlisado o aceite ou não das denúncias. Mesmo que ela seja aceita é posssível que haja determinação para que o prefeito retorne ao cargo.

Prefeitura de Criciúma vende terrenos

 personJoão Paulo Messer
access_time10/05/2022 - 19:59

O governo de Criciúma segue a venda de terrenos. Um novo leilão acontrece neste quinta-fiera (12). Os envelopes serão abertos às 9h na Diretoria de Logística do Paço Municipal Marcos Rovaris. São 16 lotes disponíveis Os interessados em comprar um dos terrenos da Prefeitura de Criciúma têm até as 8h45 de quinta-feira (12) para entregar sua proposta no Setor de Licitações. O edital 065/PMC/2022, que trata da venda de 16 lotes não utilizados e inservíveis à administração municipal, terá seus envelopes abertos às 9h.
Os terrenos têm dimensões que variam de 1.002 m² a 8.176 m², com lances iniciais entre R$ 56.000,00 a R$ 5.336.800,00, dependendo do lote. Os pagamentos poderão ser feitos à vista ou parcelados em até 18 vezes. Estão aptas a participar da concorrência pessoas jurídicas e/ou naturais, exceto os servidores públicos, os leiloeiros e seus prepostos.
Os valores arrecadados com a venda dos terrenos serão destinados para a realização de obras de pavimentação de ruas nos bairros onde os lotes vendidos estão localizados.
Lotes disponíveis
Os terrenos disponíveis estão nos seguintes bairros, junto de seus loteamentos:

  • Laranjinha: (Loteamento Laranjinha; Residencial Vila Verde);
  • Argentina (Loteamento Possamai);
  • Archimedes Naspolini (Lotemaneto Humberto Locks);
  • Rio Maina (Loteamento Jardim das Acácias; Loteamento Bonfante);
  • Primeira Linha (Loteamento André Pagani);
  • São Simão (Loteamento Beatriz Philomena Denoni Fontana);
  • Vila Macarini (Vila Bergamo);
  • Progresso (Loteamento Progresso);
  • Santa Bárbara (Loteamento Santa Bárbara);
  • Floresta II: (Loteamento Floresta II).

Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas de segunda a sexta-feira na Diretoria de Logística de Criciúma, das 8h às 17h ou pelo telefone (48) 3431-0318. O edital completo pode ser acessado no link bit.ly/3LY6zOX.

Falta de sintonia de partidos pode facilitar a vida de Jorginho Melo

 personJoão Paulo Messer
access_time08/05/2022 - 17:59

Logo que entrevistei o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, sexta-feira no estúdio da rádio Eldorado presenti que tem uma dificuldade maior entre partidos como o PSDB e o PP para alinhar com o União Brasil e o PSD. Isso porque Gean, que é do novo União Brasil, afirmou categórico que o PSD está na chapa com ele ocupando as outras duas vagas: vice-governador e Senado. Neste caso o PSDB que anda arrastando asas para o lado de Carlos Moisés e o PP que tem razões de sobra para se aproximar de Jorginho Melo por causa de Jair Bolsonaro, esvaziam o que poderia ser a terceira via viável de Santa Catarina - Gean Loureiro. Num exercício de lógica chego a conclusão de que Jorginho Melo se fortalece mais do que Gean e que se de fato a esquerda mantiver o cacife de uma vaga no segundo turno esta disputa será entre Jorginho e o candidato de esquerda, que na minha opinião deve ser Dário Berger com Ana Paula Lima de vice e JOrge Boeira para o Senado.

Carlos Moises conta com a reciprocidade de Clésio Salvaro

 personJoão Paulo Messer
access_time07/05/2022 - 11:00

Ao "abrir" o cofre e assinar vários cheques para repassar dinheiro à administração pública de Criciúma o governador Carlos Moises espera n seu íntimo a resposta de grtidão. Traduzindo isso no cenário de eleições deve se olhar para o fato de que o pefeito Clésio Salvaro tem forte influência nas decisões do PSDB estadual. Moises espera a indicação de um tutano candidato a vice-governador. O nome mais indicado no momento é Dalírio Beber, ex-suplente de senador de Luiz Henrique da Silveira e que assumiu quando o titular faleceu.
Este desejo está perto de ser atendido. Nas próximas horas a tendência é de novos encontros, nesta ocaião apenas para tratar do assunto. O dinheiro despejado pelo governo do Estado em Criciúma supera a casa de R$ 50 milhões.

O trio da desistência foi conduzido pelo prefeito de Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time30/03/2022 - 14:00

Liderança política se constrói, primeiro mostrando o poder de manipulação. Clésio Salvaro consolidou-se na política estadual com a sua mais recente manobra. Em Criciúma esta habilidde já é conhecida. Desde sempre Clésio não só construía a sua chapa, mas também influenciava a composição dos seus adversários. Enquanto os adversários gritavam por todos os cantos esqueciam que ele estava no quintal de suas casas plantando estratégias. Desta vez foi um pouco diferente, mas não menos relevante em termos de manipulação.
Clésio Salvaro primeiro postou-se como nome estratégico. Como ele fez isso não se sabe exatamente, mas o resusltado da opeoração é flagrante. Depois foi só ir plantando as pedras onde iria pisar. Quando arrancou de Luciano Hang a manifetação de que ele seria fundamental na construção de uma chapa, saiu. Comunicou primeiro João Rodrigues, que apesar de toda bagagem política também foi engolido pela estratégia de Clésio. Já em relação a Luciano Hang a opração ficou mais fácil.
Portanto, para quem conhece a trajetória de Clésio Salvaro, nada surpreende o que acaba de acontecer.
Clésio espera agora que a lembrança deste apelo ao seu nome se mantenha vivo até 2026.

A partir desta quinta-feira, Criciúma sedia Joguinhos Abertos de Santa Catarina

 personJoão Paulo Messer
access_time02/12/2021 - 11:11

Criciúma está sendo o centro do esporte catarinense. A partir desta quinta-feira (02) até domingo (05) o município está recebendo o 33º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Estarão envolvidos cerca de mil atletas de diversas cidades do Estado.

Estão previstas competições de futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol, todos nas categorias masculina e feminina. Diferente de anos anteriores, que os atletas ficavam em alojamentos, agora, por conta da pandemia, eles estão sendo recepcionados em pelo menos onze hotéis da região.

As partidas de futebol estarão acontecendo no Centro de Treinamento do Criciúma, já as outras modalidades serão dividas entre o Ginásio Municipal Irmão Walmir Antonio Orsi, Ginásio Adenir Rabello, Ginásio da Satc, Sociedade Recreativa Mampituba, Ginásio do Colégio Cristo Rei, Ginásio Municipal de Siderópolis, Ginásio do Colégio Rogacionista e Sesc.