Notícias em destaque

Morro da Fumaça amplia atendimento à população em vulnerabilidade social

commentJornalismo access_time22/06/2026 17:20

Ação da Assistência Sociel e da Defesa Civil está estruturada em três frentes de trabalho

Arena Eldorado LayBack transmite segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

commentEsporte access_time17/06/2026 17:35

Espaço volta a receber os torcedores para mais uma grande festa nesta sexta-feira (19)

Criciúma celebra 35 anos da conquista da Copa do Brasil com evento especial no Tigre Sports Bar

commentCriciúma EC access_time02/06/2026 11:08

A noite reunirá ex-atletas, ex-dirigentes e demais pessoas que fizeram parte da campanha que garantiu ao Tigre o maior título de sua história.

CARTA VAI, CARTA VEM

access_time26/10/2018 - 00:34

A comunidade acadêmica da Unesc reagiu à recente manifestação do Movimento de Coalizão Conservadora de Criciúma, que entregou carta aberta à reitoria da entidade. Com o cuidado de não citar nome de nenhum movimento, para tentar evitar – inevitável – uma espécie de “resposta”, a “Carta em defesa da Universidade Comunitária, Plural, Democrática e Diversa” foi divulgada ontem. Nela ressalta os princípios e valores como à biodiversidade, à diversidade étnico-ideológico-cultural e aos valores humanos; flexibilidade de métodos e concepções pedagógicas e a inserção na comunidade. Aconteceu o inevitável, a resposta. Como vi na manifestação anterior, onde alguns enxergaram o que classificam à boca pequena de “absurdos”, vejo a reação como normal. Momentos de exceção, como o da euforia ou frustração de uma eleição mexem com coletivos mais identificados com as partes. Essa pluralidade de direito à manifestação é saudável. Ganha a universidade que habilmente conduz debates desta natureza.

AFINADA
O que acontece agora no ambiente de universidades como a Unesc é extensão do que está proposto no tema central desta eleição. O teor dos posicionamentos entrou no campo da tênue linha do que é certo ou errado na concepção de diferentes ideologias. Confesso que ficaria se triste se neste momento este debate passasse à margem do mundo acadêmico da Unesc. Depois disso resta respeitar o divergente e a construção segue.

OAB OBSERVADORA
O Tribunal Regional Eleitoral convidou a OAB para atuar como órgão observador do segundo turno das eleições. Para isso a instituição formou comissões de advogados em seis cidades: Criciúma, Florianópolis, Videira, Chapecó, Joinville e Concórdia.

NATIMORTO
Nasce sem perspectiva de vida o projeto idealizado pelo suplente de vereador em Criciúma, Diego Goulart (DEM). Ele quer retirar a condição de Área de Preservação Ambiental (APP) do Morro Albino. Isso significa flexibilizar a legislação permitindo a exploração da área para instalação de atividades que vão desde a indústria, passando por serviços e de condomínios residenciais. Em 1990, quando a APA foi criada houve clima de guerra na cidade. O inverso é verdadeiro.

PAUTA BOMBA
Diego Goulart apresentou a proposta nesta semana, mesmo alertado por colegas de que o assunto daria “barulho”. Ontem, ao ser abordado na rádio Eldorado o tema gerou reação imediata dos moradores da área afetada. Em Poucos minutos ficou evidente que se trata de uma operação inviável ante a rejeição das comunidades. Mesmo assim o vereador disse que vai manter a matéria que começa a ser analisada.

DEFESA DA APP
A moradora de Morro Estevão, que está na área da APP, Valdina Dagostin, se manifestou através da rádio Eldorado demonstrando amplo conhecimento de todo o processo da criação da APP. No relatório mostrou que s moradores mantém vivo o debate sobre o assunto com defesa da área de preservação. Estes argumentos serão apresentados segunda-feira em uma reunião com os vereadores. Em poucas horas a comunidade se mobilizou contra o projeto.

SEM CREDIBILIDADE
Outra revelação feita durante o debate improvisado sobe o assunto é que os órgãos ambientais estão desacreditados pela população como guardiões das condições de bem estar das comunidades. Na própria APP de Morro Albino, existe vários casos denunciados sem solução.

DIRETOR DE ESCOLA
Publicado ontem o Diário Oficial do Município alongando de dois para três anos o mandato dos próximos diretores de escolas municipais sem mexer na quantidade de reeleições. A proposta foi discutida entre governo, diretores e o sindicato da categoria dos professores.

DEU CHAPA UM
Melhor articulado o atual presidente do Sindicato dos Comerciários de Criciúma, Gelson Gonçalves, encerra os seus 41 anos de presidência da entidade elegendo o seu sucessor. A eleição aconteceu em meio a clima tenso, quarta-feira. A chapa 1 encabeçada por Manoel Domingos somou402 votos contra 140 votos da oposição. A média ficou praticamente no emblemático “3x1”. A oposição já admitiu a derrota. Ao reconhecer a vitória da chapa adversária ela legitima o processo anunciando que não fará nenhuma contestação jurídica como chegou a ser especulado.

ASSEMBLEIA Especula-se que segunda-feira “passa a barca” dos cedidos na Assembleia Legislativa. São 120 servidores do Executivo cedidos ao outro poder que devem receber portaria de “devolução”. Permanecerão na casa apenas os comissionados, concursados e terceirizados.

EFEITO A medida obriga o próximo presidente a chamar cedidos ou nomear mais comissionados para dar andamento aos trabalhos do Legislativo no retorno às atividades no ano que vem.

IÇARA Em Içara os bastidores já estão ajustados para a eleição municipal de outubro de 2020. Elas passam pela eleição do Conselho de Administração da Cooperativa Aliança, até março do ano que vem. Isso significa dizer que o assunto passa pelas mãos do atual presidente da cooperativa Jorge Rodrigues, sogro do deputado reeleito Luiz Fernando Cardoso.

CONJECTURAS Existem teses que sugerem um ensaio reunindo grupos distintos do MDB. Se confirmadas estas teses o MDB estaria dividido. Na mesma aposta de suposição o empresário Anselmo Freitas é desejado por alguns setores como nome novo à disputa.

CRICIÚMA É natural que a atenção maior está sobre a eleição de Criciúma. Sobre ela o máximo que se tem é a especulação de que os partidos podem sugerir aos deputados Daniel Freitas (PSL) ou Luiz Fernando Cardoso (MDB) que disputem a prefeitura. Para isso eles não precisam renunciar aos seus cargos de deutado federal e estadual, respectivamente.

RAPIDINHA Só na sessão plenária da última terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral é que aconteceu o julgamento de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral de compra de votos pelo deputado federal Ronaldo Benedet na eleição de 2014.

BAIXARIA Em São Paulo a campanha eleitoral atingiu níveis ainda mais baixos. Circula um vídeo em que o candidato a governador, João Dória Júnior, aparece em uma orgia sexual com várias mulheres.

POIS, POIS... Do jeito que está esta campanha eleitoral, em que as redes sociais é que determinam o voto do cidadão, quando chegarem os governos e o cidadão necessitar de algum serviço dos governo, melhor reclamar no whatsapp ou facebook.

FRASE DO DIA
“Criciúma não pode deixar uma enorme área como esta restrita à várias atividades que gerem desenvolvimento econômico. Ou revemos isso ou continuaremos perdendo posições no ranking da economia catarinense.”
Diego Goulart, suplente de vereador defendendo a retirada das restrições para exploração da chamada área de preservação ambiental do Morro Albino em Criciúma.


Criciúma capacita profissionais da assistência social para enfrentar abordagens antirraciais

 personJoão Paulo Messer
access_time25/09/2021 - 07:09

Conhecida no sul do Estado como a cidade da diversidade cultural, inclusive com por ter como seu principal evento a Festa das Etnias, a cidade de Criciúma, onde dados estatísticos mostram que predomina o povo de pele parda ou negra, mas com resgate histórico que evidencia a colonização europeia, adota uma forma mais cuidadosa para lidar com as questões raciais na abordagem do seu serviço social. Este contexto, que é amplo, combinado a dificuldade relatada pelos profissionais de assistência social nas abordagens do dia a dia provocou um minicurso inédito, o da abordagem antirracial.
Leia mais em
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-capacita-profissionais-da-assistencia-social-para-enfrentar-abordagens-antirraciais/

Os reflexos de um crime que envergonha os cidadãos de bem de uma cidade do Sul

 personJoão Paulo Messer
access_time19/09/2021 - 09:54

Passadas apenas algumas horas da operação policial que prendeu cinco pessoas e apreendeu cerca de 520 Kg de carne, que pode ser de cavalo mas que era comercializada como se fosse de gado comum, os cidadãos de Morro da Fumaça, no Sul do Estado, mostram indignação.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/seguranca/os-reflexos-de-um-crime-que-envergonham-cidadaos-de-bem-de-uma-cidade-do-sul/

Morre Hélcio Bianchini Góes

 personJoão Paulo Messer
access_time14/09/2021 - 17:59

Hélcio Bianchini Góes, faleceu aos 90 anos, nesta terça-feira (14) em Criciúma. Natural de Laguna onde nasceu em 1931, Hélcio transferiu-se à Criciúma na segunda metade da década de 1950, já como um dos poucos advogados da época na região. De lá para cá seu nome foi inscrito em documentos que contam fatos relevantes, entre eles a criação de instituições que perduram até os dias de hoje.
Advogado de formação, mereceu pela OAB a honraria que lhe concedeu a Medalha João Baptista Bonassis. Embora afastado do círculo de reuniões e encontros nos últimos anos, sempre teve seu nome lembrado. Enquanto participou de atividades ostentava com orgulho o fato de ser um dos primeiros a ser inscrito na ordem dos advogados catarinenses: era o número 279 da OAB/SC, como lembrava.
Casado com Cylésia Corrêa, teve três filhos: Tatiana, Cláudia e André, que faleceu em agosto do ano passado (2020), aos 56 anos, de infarto fulminante e que era advogado como o pai. Hélcio teve seis netos, sendo um já falecido.
O velório acontece nesta quarta-feira (15) no Crematório Millenium, onde serão feitas as últimas homenagens previstas para às 15h.

Cenário pós 7 de setembro abre perspectivas de terceira via para todos os particos.

 personJoão Paulo Messer
access_time09/09/2021 - 18:00

Os últimos movimentos da política nacional tem promovido ações de partidos políticos como o PSDB, que na tarde desta quinta-feira (9) reuniu-se em Florianópolis. Divulgou uma nota em que deixa evidente acreditar no surgimento de uma terceira via. Se isso já era raciocínio de alguns, ficou mais forte com a carta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que a maioria considera um recuo.
Ainda sem conseguir emplacar um nome para o governo do Estado o partido dos tucanos que insiste neste cenário com Gelson Merísio de pré-candidato, falou mesmo da eleição presidencial. Na esteira do partido tucano devem vir todos os outros.

Nota oficial PSDB/SC

O PSDB está em pleno processo de discussão para as prévias em todo o Brasil, visando as eleições de 2022. Em Santa Catarina, a Executiva Estadual, segmentos e prefeitos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (9) para debater o atual momento partidário.

O PSDB de Santa Catarina externa seu apoio à Executiva Nacional em realizar prévias partidárias para escolha do candidato tucano à Presidência da República no próximo ano eleitoral. Reconhece a importância de movimentar os filiados e fortalecer a democracia e a participação interna da militância.

Respeitando o processo democrático defendido pelo partido, o PSDB de Santa Catarina dará a possibilidade da militância conhecer cada candidato às prévias, por isso, já recebeu os governadores Eduardo Leite e João Doria para que os filiados ouvissem suas ideias. Da mesma forma, estendeu o convite ao Arthur Virgílio e o senador Tasso Jereissati.

Na reunião desta tarde, a Executiva Estadual decidiu em aguardar o registro dos candidatos do partido, dia 20 de setembro, onde serão oficialmente apresentados os nomes para as prévias presidenciais. Após isso, no início de outubro, será reunido o Diretório Estadual para ouvir as lideranças.

Geovania de Sá
Deputada federal e presidente do PSDB/SC

Cidade de SC precisa construir sede para o Legislativo não ficar ‘desabrigado’

 personJoão Paulo Messer
access_time08/09/2021 - 11:11

Em Tubarão, onde a sede do poder Legislativo funciona em um prédio cedido pela Engie do Brasil, que está vendendo suas operações para outro grupo, surge a necessidade de construção de nova sede. O espaço atual já é considerado pequeno, pois existem apenas oito salas disponíveis e nove bancadas compõe o poder.

Leia mais:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-de-sc-precisa-construir-sede-para-o-legislativo-nao-ficar-desabrigado/

Boeira ficou sem espaço no PP, por isso muda de sigla

 personJoão Paulo Messer
access_time03/09/2021 - 14:09

É uma questão de dias, mas em breve deve ser notícia a mudança de partido por parte do ex-deputado federal Jorge Boeira. Ele já foi do PT, depois foi para o PSD onde ficou por poucos dias., Sentiu que não teria a liberdade de atuar com sua característica e preferiu ir para o PP, Partido Progressista. Desta vezs ele também sofreu com a diminuição de espaço. Pretendia buscar uma vaga na majoritária e embora não informe desta forma, pretendia até mesmo dipsutar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas também esta porta se fechou. O ex-deputado estadual Valmir Comin anunciou-se pré-candidato a deputado federal. Isso combinado ao fato de para a majoritária o PP deve ter algum Amin, se a vaga for do partido, Boeira deve migrar para outro partido.

Líder dos caminhoneiros confirma manifestação no Sul a partir do dia 7

 personJoão Paulo Messer
access_time03/09/2021 - 09:09

A medida que os dias passam aumenta a mobilização dos caminhoneiros também no Sul de Santa Catarina. O líder regional sul, Jair ‘Bala’ Ferraz comentou as estratégias na manhã desta sexta-feira (3).

Revelou que na região Sul os pontos de bloqueio da BR-101 estarão em Maracajá, Araranguá e Santa Rosa do Sul, locais estratégicos e que impedem alternativas de tráfego inclusive para veículos menores. Só devem passar carga viva e veículos de emergência, como ambulâncias.

Argumento para transferir o desfile não "bate" com os fatos

 personJoão Paulo Messer
access_time29/08/2021 - 17:59

Desde que no domingo passado obtive a informação de que o prefeito desejava transferir o desfile de 7 de setembro para o dia 15 de novembro, insisto na tese de que esta é a melhor alternativa. Explico agora o que aconteceu para que no dia seguinda o desfile tenha sido mantido para o dia 7 e ainda na semana passada ter a data alterada. E deve se entender ainda a razão para isso.
O prefeito pensou no adiamento após receber a informação de que o Exército não participaria. Apesar de negada a razão para a retirada dos militares federais, me parece que a causa é mesmo o risco de ambiente tenso na avenida por conta do cruzamento de extremistas da esquerda e da direita. Não que haja risco à segurança, mas um ambiente tenso neste momento tiraria o brilho do evento.
Pessoalmente convicto disso o prefeito chegou à prefeitura segunda-feira e começou a ouvir apelos no sentido da realizsação do desfile. Foi à solenidade de hasteamento da bandeira em uma escola municipal, ficou impressionado e animado com o que viu e foi facllmente convencido de que o desfile deveria ser mantido.
E a decisão que não chegou a ser anunciada mudou. Desfile ficou mantido até sexta-fiera, um dia após a enorme repercussão do vídeo que ele gravou sobre o caso do professor demitido/demissionária. Sim, no mesmo instante em que o prefeito demitiu o professor ele pediu demissão. Ficou valendo a segunda.
Na sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde esteve em Criciuma e falou do risco do aumento do numero de casos da Covid com a variante Delta. Para mim era o motivo que o prefeito precisava para fazer aquilo que deveria ter feito antes, cancelar o desfile para evitar correr mais riscos.
O desfile não será mais no dia 7 de setembro, mas sim no dia 15 de novembro. O argumento oficial é o risco do aumento de contágio da Covid, mas a real é a preocupação com o clima tenso inclusive por causa do vídeo da "viadagem", como ficou conhecido.
Decisão prudente. Antes tarde do que nunca. Decisão sábia desde que agora parem as frequentes "lacrações" nas redes sociais.
Se o prefeito Clésio Salvaro quiser que a cidade preste atenção no maior pacote de obras já anunciado para a cidade deveficar "sóbrio" do desagradável hábito da polêmica pelas redes sociais.
Em alguns casos as redes sociais são "alocinogeno", tem efeito curto e causam dependência que oferecem sensação de euforia enquanto durarem as visualizações perdurarem.

As entrelinhas de um evento apadrinhado por Carlos Moisés em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time28/08/2021 - 07:09

Se havia alguma dúvida sobre a possibilidade do prefeito de Criciúma disputar a eleição de 2022 na chapa majoritária, ela foi sanada na noite desta quinta-feira

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/as-entrelinhas-de-um-evento-apadrinhado-por-carlos-moises-em-criciuma/

Moisés apadrinha pacote de obras de Criciúma com investimento de R$ 400 milhões

 personJoão Paulo Messer
access_time26/08/2021 - 17:59

O governador Carlos Moisés é uma espécie de convidado de honra ou padrinho de um pacote de obras e campanha de divulgação do governo municipal de Criciúma. O ato será realizado à noite no Teatro Municipal Elias Angeloni, reservado a convidados. O mote da campanha é: “O Brasil que dá certo começa aqui”.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-do-sul-adota-campanha-o-brasil-que-da-certo-comeca-aqui/

Prefeito acaba com os últimos vestígios de famosa zona do meretrício

 personJoão Paulo Messer
access_time15/08/2021 - 16:49

As últimas construções abandonadas, que lembravam uma das mais famosas áreas de prostituição do sul do Estado, foram derrubadas na manhã deste domingo.

VEJA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/prefeito-acaba-com-os-ultimos-vestigios-de-famosa-zona-do-meretricio/

Menino escolhe coletores do lixo como motivo para festa de aniversário

 personJoão Paulo Messer
access_time10/08/2021 - 20:59

O garoto Miguel, da cidade de Forquilhinha no Sul do Estado, surpreendeu os coletores de lixo da cidade ao homenageá-los na sua festa de quatro anos de idade.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/cidadania/menino-escolhe-coletores-do-lixo-como-motivo-para-festa-de-aniversario/

Trecho Sul da BR-101 terá um radar a cada 10 km

 personJoão Paulo Messer
access_time07/08/2021 - 07:09

Depois de ganhar quatro praças de pedágio, agora o trecho sul da BR-101 deve ganhar 42 radares para controle da velocidade. Tudo isso faz parte do pacote de concessão da via. Por enquanto estes equipamentos estão em fase de instalação da base. A previsão é de que estejam funcionando e autuando até o final deste ano.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Suspeita de Covid-19, agora, primeiro consulta pelo WhatsApp

 personJoão Paulo Messer
access_time01/08/2021 - 19:59

A partir desta segunda-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma passa a “desobstruir” as unidades básicas de saúde para atender pacientes com outras doenças. Para isso lança um modelo de atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios. Antes as pessoas procuravam as unidades ante qualquer sintoma, com temor que fosse Covid-19. Isso não só afastava outras pessoas como gerava orientação de que as unidades só fossem procuradas em casos mais graves.
O secretário municipal Acélio Casagrande admite que estava ocorrendo uma dedicação quase exclusiva à Covid-19 gerando enorme fila de espera de outros casos.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

PSDB da região carbonífera prepara ato para definir candidato

 personJoão Paulo Messer
access_time28/07/2021 - 17:00

O PSDB da região carbonífera não vive apenas a especulação e a pressão sobre o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, para que dispute a eleição majoritária do ano que vem. A briga pela anunciada vaga única de candidato a deputado estadual, segue. São cinco nomes no páreo, entre eles dois ex-deputados, um ex-Secretário de Estado da Saúde e dois vereadores.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/